Canal para cachorro: ele não ficará mais sozinho

2015-04-10_190211

Ao contrário dos passeios, assistir TV não é uma atividade natural ou essencial para os cães. Mas engana-se quem pensa que ela não tenha utilidade. De acordo com estudos recentes, escolher o canal para cachorro certo pode ser útil para reduzir a ansiedade e aumentar o bem-estar canino por meio de músicas e de imagens relaxantes.
Para quem tem dúvidas de qual canal de TV para cachorro escolher, especialistas dizem que aquilo que funciona para um pet nem sempre funciona para outro. Contudo, canais desenvolvidos especialmente para cães costumam ser mais eficazes que a programação normal. Confira algumas opções!

DogTV (canal pago de TV)
Primeiro canal de TV com programação desenvolvida especialmente para os cachorros, a DogTV se baseia em estudos do comportamento canino para montar sua programação.
Sempre em segmentos curtos — uma vez que a atenção do pet é limitada —, a programação traz vídeos com imagens de cachorros brincando, dormindo, entre outras atividades. Enquanto alguns têm a proposta de relaxamento, outros visam estimular a atenção.
Um dos principais objetivos da DogTV é servir de companhia para o pet, diminuindo a ansiedade por separação. Embora seja útil nesse sentido, é importante lembrar que o ideal é não deixar o cachorro sozinho por muito tempo todos os dias. Além disso, a TV não substitui outras atividades como passeios e brincadeiras.

DogTV (YouTube)
Além do canal pago, a DogTV também conta com um canal de cachorro no YouTube. Nele é possível encontrar alguns vídeos curtinhos relaxantes ou estimulantes que servem de amostra para a programação completa da TV.
Voltadas para os tutores, a DogTV Academy e a DogTV Answers, trazem dicas de como ensinar truques para os pets e respondem algumas dúvidas.

Paul Dinning (YouTube)
O canal especializado em vida selvagem traz diversas playlists voltadas para cães e gatos com a promessa de acalmar os pets. Para isso, os vídeos apresentam patos, coelhos, ovelhas, pássaros, entre outros animais vivendo tranquilamente em seu habitat, ao som da natureza, movimento, os vídeos são eficazes em chamar a atenção de muitos cães. Ao proporcionar um estímulo visual, as imagens acabam distraindo o cachorro, deixando-o menos ansioso. Isso, é claro, desde que seu amigo não fique agitado ao ver outros animais.

4. Relax My Dog (YouTube)
As imagens não são o forte desse canal do YouTube. Em vez disso, o Relax My Dog privilegia o relaxamento por meio da música, apostando em trilhas sonoras suaves com mais de 12 horas de duração. Ou seja, boa opção de canal para cachorro assistir voltado para quem vai passar bastante tempo fora de casa!

Além de playlists montadas para a ansiedade por separação, no canal você também encontra vídeos para ajudar o pet a dormir e a lidar com ruídos altos, como os de fogos de artifício.

É importante lembrar que o uso desse tipo de programação canina deve ser sempre complementar a outras medidas adotadas no dia a dia. O canal para cachorro não substitui passeios, enriquecimento ambiental, socialização ou brincadeiras com o tutor.

cachorro deitado em tapete assistindo tv

Em caso de ansiedade e problemas de comportamento graves, consulte um médico-veterinário. Confira também outras dicas e curiosidades no blog da Petz e em nossas redes sociais!