Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite deve atingir 95% das crianças de até 4 anos, em Bento

2015-04-10_190211
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações, as Unidades de Saúde de Bento Gonçalves devem vacinar contra a poliomielite e contra o sarampo 95% das crianças entre um ano e menores de cinco anos de idade

Expectativa é de vacinar pelo menos 4600 crianças dessa faixa etária

 

A campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo começou nesta segunda-feira, 6, e vai até o dia 31 de agosto. Crianças entre 1 e 5 anos podem ser levadas ao posto de saúde para receber vacina, independente se já tomaram o imunizante ou não, com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.
No Rio grande do Sul, segundo números da Secretaria Estadual de Saúde, já são 13 casos. Em Bento Gonçalves não foi registrado nenhum caso, porém, a Secretaria Municipal de Saúde já está pensando em alternativas para evitar a manifestação do surto na cidade. Neste mês acontece a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite.
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações, as Unidades de Saúde de Bento Gonçalves devem vacinar contra a poliomielite e contra o sarampo 95% das crianças entre um ano e menores de cinco anos de idade (isto é: 4 anos, 11 meses e 29 dias). Esse número corresponde a cerca de 4.600 crianças nessa faixa etária.
Durante a Campanha de 2018, serão aplicadas a vacina injetável contra a poliomielite, a vacina oral contra a poliomielite (gotinha), e a vacina triviral.
Os postos de saúde de Bento Gonçalves são regularmente abastecidos com as vacinas do Programa Nacional de Imunizações, as quais são direcionadas principalmente para as crianças de um ano de idade. O município recebeu novas doses nesta segunda-feira, dia 6. Os adultos de até 29 anos devem receber duas doses da vacina, enquanto as pessoas de 30 a 49 anos devem tomar uma dose. A população acima de 50 anos não precisa se vacinar.
Pessoas que pretendem viajar para países e estados brasileiros (Roraima e Amazonas) onde estão ocorrendo surtos ou epidemias de sarampo, devem verificar a sua situação vacinal e, caso ainda não tenham sido vacinadas, devem procurar uma Unidade de Saúde para receber a dose, com, pelo menos, 15 dias de antecedência à data da viajem.

Onde as crianças podem ser vacinadas contra o sarampo e a poliomielite?
Todas as Unidades Básicas de Saúde do município que têm salas de vacina operacionais recebem as vacinas do Programa Nacional de Imunizações, conforme a sua demanda, e disponibilidade dos estoques.
As pessoas que desejam vacinar suas crianças devem se informar nas suas Unidades de Saúde.

Importância da Carteira de Vacinação
É importante que as pessoas guardem cuidadosamente a carteira de vacinação de seus filhos. Nela, são registradas todas as doses de vacina aplicadas durante a vida. É através dessa carteira que os vacinadores nas Unidades de Saúde conseguem avaliar quais vacinas estão em dia, quais as que estão faltando, e se há necessidade de serem aplicadas doses de reforço, como, a vacina antitetânica, por exemplo, que é aplicada a cada dez anos.

O que acontece se não tiver certeza de que a criança foi vacinada?
As pessoas que ainda possuem a carteira de vacinação dos filhos devem procurar as Unidades de Saúde do município, portando esse documento. A carteira será avaliada pelos vacinadores e, se houver necessidade, as vacinas que estão em falta, ou que estiverem em atraso, serão aplicadas.
Se, entretanto, a pessoa não sabe, não lembra, ou nos casos em que ela tenha perdido a carteira de vacinação de uma criança, será necessário conversar com os vacinadores das Unidades de Saúde, a fim de determinar quais vacinas deverão ser aplicadas.

Quando ocorreram os últimos casos de poliomielite e de sarampo na cidade?
Existem casos ou suspeitas recentes da doença aqui?
A fim de monitorar a ocorrência de poliomielite e de sarampo em Bento Gonçalves, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, investiga todos os casos notificados de paralisia flácida aguda, bem como, de doença exantemática febril.
Entre 1998 a 6 de agosto de 2018, por exemplo, foram investigados 277 casos de doença exantemática febril em Bento. Não houve nenhum caso de sarampo confirmado até a presente data. Um caso continua em investigação, aguardando resultados laboratoriais.
Neste mesmo período, foram investigados 11 casos de paralisia flácida aguda, sendo todos descartados para poliomielite.
A confirmação de um caso suspeito de poliomielite e de sarampo é feito através de exames laboratoriais, realizados gratuitamente pela Secretaria da Saúde.

O que é o Sarampo?
O sarampo é uma doença que causa febre e manchas avermelhadas (também chamadas de exantema) por todo o corpo. Ele costuma ser acompanhado de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza, ou conjuntivite.
Todo indivíduo que, independente da idade e da situação vacinal, apresentar esses sintomas deve procurar atendimento nos serviços de saúde, tomando o cuidado para evitar contaminar outras pessoas.
Não existe um medicamento específico para tratar o sarampo.
Nos casos mais graves, o sarampo pode causar pneumonia, encefalite e morte.

O que é a Poliomielite?
A poliomielite é uma doença viral, caracterizada por um quadro de paralisia muscular, que inicia de forma súbita. A paralisia motora, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, e a ausência de reflexos no membro atingido.