Campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo deve atingir mais de 4 mil crianças em Bento

2015-04-10_190211
Objetivo é imunizar 95% das crianças na idade de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo começa na segunda-feira (06) e vai até o dia 31 de agosto. O objetivo é imunizar 95% das crianças na idade de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias. Em Bento Gonçalves, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações, a meta é vacinar cerca de 4.600 crianças nessa faixa etária.
As unidades de saúde do município vacinarão das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. O dia 18 de agosto será o sábado dia “D”, em que todas as unidades de saúde (exceto as unidades de São Valentim, Tuiuty, XV da Graciema, Faria Lemos, Maria Goretti e Cohab II) estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Não haverá vacinação nas unidades volantes (mercados, pastorais e unidade móvel). Os pais devem levar obrigatoriamente a Carteira de Vacinação das crianças e as Unidades de Saúde farão a avaliação dos documentos. A UPA 24 Horas da Secretaria da Saúde não administrará vacinas durante a campanha de vacinação.

Crianças que já foram vacinadas anteriormente
Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças dentro da faixa-etária estabelecida serão imunizadas – mesmo as que já estão com o esquema vacinal completo. Neste caso, a criança vai receber um outro reforço.

Vacinas do pólio  do sarampo
Crianças que nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), na forma injetável. Crianças que já receberam uma ou mais doses contra a pólio vão receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), na forma de gotinha.
A vacina contra o sarampo usada na campanha é a Tríplice Viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Todas as crianças na faixa etária estabelecida vão receber uma dose da Tríplice Viral, independentemente de sua situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.