Campanha da vacinação se aproxima dos 50% da meta, em Bento

2015-04-10_190211
O Dia D de vacinação atingiu pelo menos 1200 famílias

De acordo com o Coordenador de Vigilância em Saúde, o objetivo até o final da campanha é atingir pelo menos a meta de 95% de pessoas vacinadas

 

O Dia D de vacinação contra Poliomielite e Sarampo que aconteceu no último sábado,18, foi agitado em Bento Gonçalves. De acordo com informações do Coordenador de Vigilância em Saúde, Rafael Medeiros Vieira, foram atingidas em torno de 3 mil pessoas. “Do resultado parcial podemos dizer que foram aplicadas pelo menos 1952 doses da pólio e sarampo, ultrapassando 45% de cobertura. Isso foi acima da expectativa. Fizemos uma ação educativa que teve 1200 famílias atingidas”, garante.
Ainda de acordo com Vieira, no último ano a campanha atingiu 92% da meta, mas a ideia é que esse ano seja ainda maior. “A meta do governo federal é de 95% de vacinação, e queremos ao menos atingir esse número. Ainda é cedo dizer se vamos passar ou não da meta. Em 2014 e 2015, por exemplo, atingimos 100% da meta. Eu estou particularmente confiante”, diz.
A Campanha segue até o dia 31 de agosto vacinando crianças de idade entre um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias (menores de 5 anos). As Unidades de Saúde estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h. As vacinas não estão sendo aplicadas pelas Unidades de São Valentim, Tuiuty, XV da Graciema, Faria Lemos, Maria Goretti e Cohab II.
Em mais de duas semanas de vacinação, a população de Bento tem aderido deforma positiva a campanha. Há pouco mais de uma semana, a campanha havia atingido cerca de 14% da meta. Com a ação do último sábado, dia 18, a meta se aproxima de 50%.

Sarampo
O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, neste ano, voltaram a ser registrados diversos casos, inclusive, tendo causado cinco mortes no Norte do país. No Rio Grande do Sul, até o momento, são 13 casos confirmados em pessoas com histórico de viagem à Europa e ao Amazonas, ou em pessoas com contato próximo a elas.

Poliomielite
Também chamada de paralisia infantil, está erradicada do Brasil desde 1994, com o último caso registrado no estado em 1983. Neste modelo da campanha, a vacinação é indiscriminada, ou seja, indicada para todas as crianças dessa faixa etária, independente se estão com as doses de rotina em dia ou não e desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Meta
No Rio Grande do Sul, desde o início da campanha, mais de 100 mil doses foram aplicadas contra a pólio e 99 mil contra o sarampo. Os números representam, respectivamente, 19,1% e 18,9% de cobertura.