Campanha da vacinação contra a gripe começa na próxima semana

2015-04-10_190211
Quase 80% da população paranaense têm direito à vacina contra a Hepatite B. Foto: SESA

A campanha para a imunização contra a gripe vai começar na próxima segunda-feira (23) em Bento Gonçalves, de acordo com a Coordenação de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde. Esta á 20ª edição da campanha e tem como meta atingir 90% dos grupos prioritários. Segundo o coordenador do setor de Imunizações, Michael Manfredini, as doses chegarão no município por volta de quarta-feira (18). “Ainda não sabemos quantas doses serão entregues, mas a estimativa é que a campanha seja dividida em oito etapas”, explica.
Em 2017, a meta proposta pelo Governo Federal foi atingida no município e Manfredini acredita que o fato se repetirá neste ano. “Cada ano é uma campanha diferente. E todo o ano é uma surpresa o clima. A busca pela vacina depende do que sai na mídia, do número de casos confirmados. Geralmente prorrogamos a data da campanha. Apenas em 2015, quando teve bastante casos, conseguimos terminar no prazo proposto”, relata. Neste ano, o prazo para o término da campanha é dia 1° de junho.

Grupos
A vacina será oferecida para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, aos idosos acima de 60 anos, aos trabalhadores da saúde, às gestantes (em qualquer fase da gravidez) as puérperas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, povos indígenas e os professores das escolas públicas e privadas.
As doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Durante a campanha, também será oferecida a vacina contra o tétano para todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais. No sábado, dia 12 de maio, as Unidades de Saúde estarão abertas para a vacinação da gripe. Neste dia a Unidade Móvel de Saúde (ônibus amarelo) também vai oferecer a vacina na Via Del Vino. As pessoas que não se enquadram nos grupos prioritários do Ministério da Saúde deverão procurar a vacina nas clínicas privadas.
Serviço
O que: Campanha de Vacinação contra a Gripe – 2018
Quando: a partir de 23 de abril para os trabalhadores da saúde e idosos, e a partir de 02 de maio (para todos os grupos prioritários). No dia 12 de maio (sábado) será o dia “D” da campanha. Neste dia, as UBS que estiverem vacinando estarão abertas das 08 às 17h.
Quem: Pessoas com 60 anos de idade ou mais; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas até 45 dias após o parto; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (devem levar a Carteira de Vacinação); trabalhadores de saúde; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; trabalhadores das escolas públicas e privadas; povos indígenas.
Onde: Nas Unidades de Saúde nos bairros. As Unidades de Saúde da Cohab II, Maria Goretti, São Valentim e XV da Graciema não vacinarão durante a campanha e nem no sábado dia D (12 de maio). As Unidades de Saúde de Faria Lemos e de Tuiuty não abrirão no sábado, dia 12 de maio.