‘Caminhada pela Vida’ reúne dezenas de pessoas em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
‘Caminhada pela Vida’ ocorreu na manhã de 30 de setembro pelas ruas de Bento Gonçalves, conscientizando sobre diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil

A iniciativa alusiva à campanha Setembro Dourado teve como objetivo principal alertar a cidade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil como forma de salvar vidas

 

O fim de setembro foi marcado pela “Caminhada pela Vida” em Bento Gonçalves com o alerta sobre a importância de ficar atento aos sintomas e diagnosticar precocemente o câncer infantil como forma eficiente de vencer a doença e salvar vidas. Diversas ações de conscientização fizeram parte da programação do ‘Setembro Dourado’, campanha localmente encampada pelo Centro Espírita Nossa Casa com o apoio de voluntários para colocar esse importante tema em pauta junto à sociedade. Com as atividades de sensibilização, a ‘Caminhada pela Vida’ reuniu dezenas de participantes na manhã de domingo (30). O grupo percorreu parte da Avenida Planalto com cartazes, folders e camisetas sobre a campanha. Ao longo do percurso, muitos se juntaram à mobilização, que encerrou o roteiro na sede do centro espírita, no bairro Fenavinho. Acompanharam também uma oração seguida de uma apresentação musical com um grupo evangelizador de Porto Alegre.
“Foi um sucesso! O grande dia da nossa mobilização reuniu muitas pessoas sensíveis a essa campanha e estamos realizados, pois atingimos nossos objetivos e só temos a crescer ainda mais ao longo dos anos”, enfatiza Susana Lodetti, coordenadora do Nossa Casa.
A relevância dos esforços de conscientização é reconhecida por quem vivencia de perto a realidade do câncer infantil. “Essa iniciativa é de extrema importância e foi criada justamente para que as pessoas se lembrem de ficar atentas aos possíveis sintomas do câncer infantil. Esse cuidado pode salvar vidas”, comenta a oncologista pediátrica, Dra. Ângela Rech Cagol.
Quem fez parte disso tudo é Fernanda Dalle Laste, mãe de Rafael, de apenas dois anos. Ele foi diagnosticado com leucemia com apenas um ano de idade. “Ele apresentava sintomas como um pouco de cansaço, uns hematomas nas pernas. Os médicos diziam que era normal para a idade dele. Porém, quando percebi manchinhas vermelhas nas canelas dele, fui para o hospital e o câncer foi diagnosticado. Então, eu percebi a importância do diagnóstico precoce, pois o Rafael foi enquadrado no tipo mais leve de leucemia, ou seja, se tivesse esperado mais um pouco ele entraria no tratamento já doente. A gente tem que ter esperança, pois eles são fortes e vão vencer”, relembra Fernanda.
As ações do ‘Setembro Dourado’ e a ‘Caminhada pela Vida’ foram iniciativas do Centro Espírita Nossa Casa com o apoio de um grupo de voluntários que auxiliou desde a organização dos preparativos até à captação de apoio para subsidiar a ação.

O câncer infantil
Um dos sintomas mais comuns para os pais ficarem atentos é o emagrecimento sem causa aparente da criança, isto é, perda de peso mesmo quando o pequeno se alimenta bem. O diagnóstico de câncer infantil é realizado após exames completos, indicando dados como tipo de tumor e a fase em que a doença se encontra – os mais comuns são leucemia, linfoma, câncer nos rins, olhos e ossos ou tumor no cérebro. O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou imunoterapia. Quando o câncer é descoberto cedo, há grandes chances de cura.
Sintomas para ficar atento: febre sem causa aparente por mais de oito dias; nariz ou gengivas com hematomas e sangramentos; dores pelo corpo ou nos ossos que deixam a criança muito indisposta; ínguas indolores com mais de 3 cm; vômito e dor de cabeça constantes por mais de duas semanas, às vezes acompanhados de alteração da marcha ou da visão; sinais de puberdade muito precoce; sangue na urina.