Câmeras ajudam a encontrar veículos com IPVA vencido em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
og:image

Segundo o presidente do Consepro, em breve a cidade terá mais 14 câmeras de monitoramento, para somar-se as 30 em ação atualmente para combater a criminalidade

Desde a instalação do Centro de Monitoramento de Trânsito e Observatório de Segurança em 2015 , das 30 câmeras instaladas no município de Bento Gonçalves, oito são de cercamento eletrônico que têm a capacidade de ler placas de veículos irregulares em Bento Gonçalves, sejam roubados, furtados, procurados pela Justiça ou mesmo com o IPVA vencido. Mesmo que o convênio com o Governo do estado para implantar o sistema específico para monitoramento de licenciamento, hoje em dia já há autuações esporádicas.

Estas câmeras do cercamento eletrônico, também conhecidas como “dedo-duro”, peritas em rastrear a situação dos automóveis e motos são capazes de “ler” as placas, e emitir alertas à central de monitoramento da Brigada Militar, que vai acionar as viaturas mais próximas para abordar o infrator. Este sistema já está em funcionamnto em algumas cidades do estado. Segundo o presidente do Consepro, José Zortéa, hoje estas 30 Câmeras já são insuficientes para o tamanho da cidade, “Em breve estaremos instalando mais duas câmaras de monitoramento nos distritos de São Valentim e Tuiuty, no acesso sul da cidade para melhor monitorar quem passa pela RST 470 também” . “Além disso – complementa o presidente do Consepro – estamos em processo de negociação com o Governo do Estado para conseguirmos mais 14 câmeras para serem instaladas em Bento Gonçalves”.

O major Luís Fernando Becker da BM lembra que as Câmeras de videomonitoramento são utilizadas para combate ao rime, essencialmente, mas também auxilia com informações para casos de veículos sem o licenciamento. “Estas câmeras trazem inteligência as ações da polícia, aumentando a segurança do cidadão” finaliza. O major enfatiza que as câmeras, equipadas com software forense, capaz também fazer a identificação facial de suspeitos e fugitivos, auxiliam a baixar os índices de criminalidade. “Estamos trabalhando contra o crime. O cercamento eletrônico é uma importante ferramenta.”  Quanto aos números de ações decorrentes do monitoramento para casos de veículos roubados e conduzidos por criminosos quanto em situações de inadimplência, como licenciamento vencido e outros, “são dados somente para avaliação interna”, revela o Major.