Câmera consegue identificar motorista que usa o celular enquanto dirige

2015-04-10_190211
Câmera está em fase de testes no Reino Unido

Os riscos de dirigir e falar ao telefone é amplamente conhecido pelos motoristas, embora muitos destes continuem cometendo a infração. Hoje quem for flagrado cometendo esta infração quatro pontos na carteira e uma multa de R$ 130,17. Quem é pego manuseando o celular é enquadrado em infração gravíssima, que rende 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47.
Em testes no Reino Unido, uma tecnologia pode acabar com este tipo de comportamento. A câmera conta com um sistema de reconhecimento de imagem que consegue detectar se a pessoa está utilizando o celular enquanto dirige, comendo ou fumando ao volante. A câmera é capaz de identificar também se as pessoas que estão dentro do veículo estão usando cinto de segurança ou não. Ela enxerga, ainda, os limites de velocidade.

Funcionamento
As câmeras são colocadas de duas em duas, separadas por no mínimo 200 metros. Elas conseguem identificar a velocidade média de um carro, o que acaba com o truque de frear logo antes do radar. O sistema, que conta com infravermelho, consegue enxergar o que está acontecendo no automóvel mesmo durante a noite.