Caixa libera saque esquecido do FGTS e PIS/Pasep

2015-04-10_190211

Os trabalhadores possuem dinheiro esquecido no Fundo de Garantia e no PIS/pasep

 

Quem nunca ficou feliz ao encontrar um dinheiro perdido em uma calça ou bolsa? Pois é, encontrar algum valor esquecido para receber é realmente satisfatório.

Estamos falando dessa questão, pois, da mesma forma que é bom encontrar um dinheiro esquecido, ou perdido, milhares de trabalhadores realmente possuem uma boa quantia de dinheiro esquecido em benefícios para receber de volta.

Esses valores são relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assim como pelo PIS/Pasep.

Nesse sentido, hoje vamos falar de quatro possibilidades de receber dinheiro esquecido pelos trabalhadores e que podem fazer uma grande diferença nesse final de mês.

Dinheiro esquecido do FGTS

No caso do dinheiro esquecido no Fundo de Garantia, essa opção está relacionada aos trabalhadores que estão há pelo menos três anos desempregados, ou trabalhando informalmente sem registro na carteira.

Isso porque, conforme a Lei do FGTS (Lei 8.036/90), os trabalhadores que estão há pelo menos três anos ininterruptos sem registro em carteira e possuem saldo nas contas do Fundo de Garantia podem sacar todo valor disponível.

Caso você esteja desempregado ou sem registro na carteira há pelo menos três anos, o primeiro passo é consultar se possui saldo nas contas do FGTS.

Para verificar se possui saldo basta baixar o aplicativo FGTS disponível para celulares Android e iOS, fazer o login pela conta gov.br e consultar os valores.

Caso você tenha valores para receber o saque total do FGTS em caso de desemprego pode ser feito no mês de aniversário bastando comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal.

Para isto será necessário apresentar um documento oficial de identidade, o número do PIS/Pasep/NIS e a carteira de trabalho que comprove que está sem registro há pelo menos três anos.

Dinheiro esquecido do PIS/Pasep

No caso do PIS/Pasep, existem duas possibilidades de saque referentes ao abono salarial do PIS/Pasep e uma referente às cotas do Fundo PIS/Pasep.

Abono salarial 2019 e 2020

O trabalhador que exerceu atividade de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2019 ou 2020, que recebeu até dois salários mínimos por mês e que estavam inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos nos respectivos anos de 2019 e 2020 e não receberam o abono podem ter direito de sacar.

Caso você se encaixa nas condições descritas anteriormente e não recebeu o abono salarial em 2021 ou neste ano é bem possível que você tenha dinheiro para receber.

Para consultar se possui direito ou não ao benefício é simples, basta baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital disponível para Android e iOS, fazer login com a conta gov.br e realizar a consulta.

Pelo aplicativo será possível consultar se você tem direito ao abono salarial de 2019 ou 2020, ou ainda dos dois anos, mas ainda não recebeu.

Vale lembrar que o saque do abono 2019 e 2020 estarão disponíveis até dezembro, dessa forma corra para realizar a consulta e caso tenha saldo já retirar o valor disponível.

Cotas do fundo PIS/Pasep

No caso das cotas do fundo PIS/Pasep, o benefício é destinado aos trabalhadores que exerceram atividade entre 1970 e 1988.

Segundo a Caixa, mais de 10 milhões de pessoas ainda têm direito ao saque e não realizaram o resgate dos valores.

Para a Caixa, o grande problema é que a maioria desses trabalhadores já se aposentaram e nem ao menos sabem que possuem dinheiro para receber.

A consulta e saque podem ser feitos pelo trabalhador bastando comparecer a uma agência da Caixa com um documento oficial com foto.

Lembre-se de questionar sobre as cotas do fundo PIS/Pasep e não se confundir com o abono salarial, que são benefícios completamente diferentes.

Sendo assim, caso você ou algum familiar seu tenha trabalhado entre 1970 e 4 de outubro de 1988 de carteira assinada e não recebeu as cotas do fundo PIS/Pasep, é bem possível que o dinheiro esteja parado e liberado para saque.