Cai o número de registros de picadas de aranhas, mas aumenta a média do total de animais peçonhentos

2015-04-10_190211

Apesar de ter um aumento de 12% só com acidentes por aranhas, 2019 registrou apenas 84 casos, mas cresceu de 206 casos de média anual em 2018 para 506 em 2019 os registros de acidentes com animais peçonhentos

Em 2018, uma infestação de aranhas marrons deixou a a população bento-gonçalvense apreensiva. Iniciou com uma postagem nas redes sociais da bióloga Isadora Bisognin Cervo em que dizia que havia recebido inúmeros relatos de aparecimento de aranhas em diversos bairros da cidade. Na matéria, bióloga alertava para um possível desequilíbrio ambiental. Em menos de uma semana o post tinha pelo menos 129 compartilhamentos, mais de 630 curtidas e inúmeros comentários de pessoas afirmando que tiveram suas residências invadidas por aranhas, a maioria das espécies Armadeira e Marrom, duas das mais venenosas.

Em entrevista para a Gazeta, na época, a bióloga afirmou, na época, que recebeu mais de 100 relatos e que se trata de uma infestação anormal. “O período reprodutivo das espécies relatadas é verão e começo do outono. Normalmente encontra – se machos e em pouca quantidade. Estão aparecendo aranhas aos pares e filhotes. Para esse crescimento na população de aranhas houve uma perturbação no habitat onde vivem”.

206 novos casos
Já no período de 1998 a março de 2018, a Vigilância Epidemiológica registrou 8.811 acidentes causados por todos os tipos de animais peçonhentos, sendo 3.454 envolvendo aranhas, ou cerca de 193 casos por ano. Mas somente de março de 2018 a agosto de 2019, somaram-se mais 206 casos em Bento Gonçalves. Nestes 21 anos de controle, o município já registrou 9.644 até o mês de agosto deste 2019. Re4gistrando um acréscimo de 506 caso/ano (contra os 169/ano, registrados até 2018). Os acidentes peçonhentos representam um dos principais eventos tóxicos do município. As aranhas são as principais causadoras de acidentes no município, sendo responsáveis por 38,4% do total de casos, seguidas pelas abelhas (26,7%) e pelas lagartas urticantes (10,5%). Em uma menor proporção, contam-se os acidentes envolvendo serpentes e escorpiões. Em Bento Gonçalves, as aranhas são o grupo que mais causa acidentes peçonhentos.

No período de 1998 a agosto de 2019, foram contabilizados 3.676 acidentes envolvendo aranhas, ou cerca de 188 casos por ano. O número médio anual de acidentes passou de 169 na década de 2000-2009, para 194 na década de 2010-2019, resultando num aumento de 12,5% (ver Gráfico 2). Na comparação entre o primeiro semestre de 2018 com o primeiro semestre de 2019, foram registrados 102 e 84 acidentes aracnídicos, respectivamente. Os homens são os que mais sofrem acidentes com aranhas (53,6% dos casos). As aranhas da espécie armadeira e a aranha marrom são “caçadoras”, e adentram as residências à procura de alimento ou de abrigo, motivo pelo qual acabam sendo encontradas com muita facilidade pelas pessoas. É justamente essa proximidade com os humanos, somada a uma maior atividade vital durante o verão, que favorecem o encontro de aranhas nas residências, bem como, a ocorrência de acidentes com aracnídeos .

Maneiras de evitar a proliferação de aranhas
A maioria das aranhas prefere viver ao ar livre, mas muitas vezes, algumas delas podem entrar em sua casa à procura de comida e abrigo. A melhor maneira de livrar-se delas é não deixando que elas entrem em sua casa, mas após elas entrarem, há diversos métodos comprovados, e outros não de livrar-se delas (assustando-as ou matando-as). Aqui estão alguns métodos de controle de pragas comuns para usar contra aranhas na próxima vez que infestarem sua casa. Sele sua casa. Remende rachaduras e buracos que conduzam para o lado de fora, para evitar que as aranhas encontrem neles um caminho para sua casa.

Use calços para preencher grandes lacunas de espaço em portas e janelas fechadas. Coloque também calços em torno de fios, cabos, torneiras, e componentes elétricos, uma vez que todos estes podem ter espaços para o lado de fora. Substitua ou conserte telas nas janelas rasgadas. As aranhas podem facilmente encontrar o seu caminho através até mesmo dos menores buracos.
Mantenha suas luzes ao ar livre desligadas. Embora as luzes que ficam do lado de fora de sua casa não atraiam aranhas, elas irão atrair outras pragas que podem servir como fontes de alimentos apetitosos para aranhas. De modo similar, não deixe que luzes de dentro da casa iluminem a parte de fora da casa. Cubra suas janelas usando cortinas opacas ou escuras.
Considere usar lâmpadas de sódio amarelas de vapor. Estas são menos atraentes para os insetos e menos propensas a parecer uma fonte de alimento para suas aranhas.
Remova as plantas do perímetro de sua casa. Se você tem um problema sério com aranhas, considere deslocar arbustos, árvores, ervas e outras plantas do perímetro de sua casa para o lado oposto do quintal. As plantas atraem aranhas porque servem como um esconderijo amplo. Quando aranhas precisam procurar calor ou novas fontes de alimento, elas saem das plantas e entram em sua casa, ficando no meio de rachaduras.

Você também deve remover palha, pedras, folhas ou outros detritos que estejam perto de sua casa.
Mantenha a casa arrumada. Casas limpas dão às aranhas menos lugares para se esconderem, e mesmo quando elas entram, ficam menos propensas a permanecer.
Não deixe restos de comida espalhados. Migalhas de alimentos atraem outras pragas, como formigas, que, por sua vez, irá atrair aranhas.
Varra e aspire o chão regularmente. Limpe recipientes e mesas, e evite deixar seus pratos sujos ficarem expostos por mais de algumas horas.
Se você não tiver cachorros ou gatos na sua casa, pode comprar enxofre em pó ( quase inodoro para humanos, mas de odor insuportável para os aracnídeos), em casas agrícolas e polvilhar ao redor da casa e em soleiras de portas e janelas, usando luvas. Animais domésticos são sensíveis ao enxofre e pode causar alergias. Não coloque em lugar de acesso à crianças.
Recomenda-se usar em jardins e ao redor das cercas para evitar o ingresso destes animais.