Cães brigando: como evitar e o que fazer para apartar

2015-04-10_190211
O comportamento de um cachorro em relação a outros cães costuma ser diferente dentro e fora de seu território

Nos dias atuais, diversos tutores optam por adotar mais de um pet. Eles fazem companhia um para o outro e todo o carinho vem em dobro! Mas, às vezes, nos deparamos com os cães brigando.
Isso acontece, geralmente, nos primeiros momentos de contato entre os animais e pode ser perigoso para ambos. Por isso, é importante aprender porque isso acontece e também como apartar as brigas.

Afinal, por que os cachorros brigam?
Muitas vezes, cachorros são muito sociáveis quando encontram outro pet na rua: não só não rosnam e não latem para ele, como parecem loucos para começar uma brincadeira. Já dentro de casa, o cenário muda completamente de figura.
Os cães possuem um start hormonal que pode fazer com que haja disputa por território no local em que habitam com outros pets. Esse instinto está ligado à sobrevivência de um grupo de animais em busca de alimento, abrigo, fêmeas etc.
Por isso, embora existam exceções, o comportamento de um cachorro em relação a outros cães costuma ser diferente dentro e fora de seu território. Entre os motivos de briga estão: disputa por alimento, por brinquedos, por hierarquia ou mesmo pela atenção do tutor e dos familiares.

Como separar dois cães brigando
Dentro ou fora de casa, acabar com uma briga entre cachorros é algo que preocupa muitos tutores. E com razão! Se nos intrometemos fisicamente na briga, podemos sair machucados. Se não interferimos, os dois cães podem acabar se ferindo gravemente.
Acidentes como ataques e/ou mordidas podem acontecer. Portanto, é preciso manter a calma. Os dois métodos mais seguros e eficazes para apartar brigas de cães são:

Fazer barulhos altos
Bata palmas, chacoalhe uma latinha com moedas, faça barulho com panelas, etc. Ao distrair os cachorros brigões, isso fará com que eles automaticamente se separem, encerrando o desentendimento.

Borrifar água nos pets
Assim como o barulho, jatos de água precisos e diretos sobre os pets também chamam a atenção para um fator ambiental externo, cessando a fúria dos cachorros.
Vale destacar que, apesar da recomendação para fazer barulhos altos, não é indicado gritar ou aumentar o tom de voz. Isso pode alarmar os cães e piorar a situação. O ideal é que a distração pareça vir do ambiente, não do tutor.

E depois de acalmar os cachorros brigões?
Assim que os pets se acalmarem um pouco e demonstrarem menos sinais de agressividade, aproxime-se com cuidado e procure separá-los, ao menos por um tempo.
Caso tenha se tratado de uma situação atípica, é interessante buscar entender o que motivou a briga. Por exemplo: em caso de disputa por brinquedos, pode ser recomendado adquirir mais de um acessório de mesmo tipo. Ou, se o motivo for disputa por alimentos, que tal deixar os comedouros mais separados?

Mas e se as brigas forem recorrentes?
Já se os cães brigam de maneira recorrente, é bem provável que eles não tenham sido apresentados de maneira correta e estejam se “estranhando”. Mas como acalmar os dois cachorros juntos?

 

Fonte: Petz