Cadastramento no novo sistema de transferência bancárias, o PIX já iniciou

2015-04-10_190211

Sistema permite que os usuários façam transferências de dinheiro gratuitas, 24 h por dia

O PIX, novo sistema de pagamento instantâneo, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, permitirá que os usuários façam transferências gratuitas instantaneamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. O serviço pretende diminuir as burocracias para o processo, e permitir que os consumidores tenham um serviço rápido e prático na palma da mão, pelo celular.
O cadastramento da plataforma começa nesta segunda, 5 de outubro, e os bancos estão em corrida pelos mais de 180 milhões de clientes que utilizarão o sistema. As transações poderão ser feitas tanto de pessoa para pessoa, quanto para pagamentos à empresas e comércio.
A expectativa para a implementação desse sistema é que as taxas para a transação seja menor para as empresas, e que para a pessoa física, haja a redução no uso de cartão, que todo o processo se torne cada vez mais digital. A partir de hoje, os usuários poderão fazer o cadastramento da sua chave de identificação. Ela vale como o antigo sistema de conta/agência/número da instituição.
Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes deverão aderir ao novo sistema. Todos os processos ocorrem dentro do banco escolhido pelos clientes, sendo o app apenas uma via para que a ação aconteça. O cadastramento inicia hoje, mas as operações iniciarão de forma restrita no dia 3 de novembro, e logo mais no dia 16 de novembro, entrarão em pleno funcionamento.