Cadastramento biométrico não precisa ser realizado este ano, segundo Cartório Eleitoral

2015-04-10_190211
A Justiça Eleitoral dispõe ainda de sistema de agendamento online. A intenção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é cadastrar biometricamente todo o eleitorado do país até 2020

Eleitores de Bento Gonçalves não são obrigados a realizar o cadastramento biométrico este ano. A informação é do Cartório Eleitoral da cidade, que esclarece ainda que por meio da rede escolar pública e privada, bem como dos meios de comunicação, está sendo realizada uma campanha que consiste em convidar eleitores a comparecerem ao cartório eleitoral com RG, CPF, título eleitoral e comprovante de endereço.
Ainda segundo o cartório eleitoral, com os documentos em mãos será possível adiantar o trabalho, evitando filas no futuro. A Justiça Eleitoral dispõe ainda de sistema de agendamento online. A intenção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é cadastrar biometricamente todo o eleitorado do país até 2020.

Segue link para agendamento
http://eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento/publico/agendamentos .”
Oito estados já iniciaram o recadastramento biométrico de 2017
A Justiça Eleitoral está dando continuidade ao Programa de Identificação Biométrica do Eleitor em 2017. Municípios de oito estados (Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins) já começaram os procedimentos de revisão eleitoral por biometria ou já têm calendário definido pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Para fazer o cadastro, é necessário que o eleitor leve um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho e carteiras profissionais), comprovante de endereço, título eleitoral e CPF (se possuir) e comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez).
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviável a tentativa de fraudar a identificação do votante. O leitor biométrico confirma a identidade de cada cidadão por meio de impressões digitais únicas, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.
Nos municípios com biometria obrigatória, os eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral dentro do prazo determinado. Caso contrário, terão o título cancelado, pois além de coletar as digitais para identificação no dia da eleição, a medida também tem como objetivo fazer a revisão eleitoral e a atualização cadastral.