Cada criança responde aos limites conforme idade

2015-04-10_190211

Educar uma criança é uma tarefa difícil e é um desafio que os pais enfrentam por muito tempo

A criança vai sim aprender em algum momento, mas para que isso ocorra, ela deve ser ensinada. E ensinar é possível, mesmo para bebês.
Tudo começa com o estabelecimento de uma rotina aceitável para que as coisas permaneçam no controle. Cada família tem princípios e formas de viver e isso precisa ser respeitado, mas a rotina é essencial.

Embora a noção de respeito seja muito importante para o desenvolvimento da criança, é fundamental que os pais saibam dosar rigidez e carinho na relação com os filhos. Ou seja, fazer-se respeitar não deve ser confundido com autoritarismo, de modo que a relação entre pais e filhos seja a mais saudável possível. Também é importante saber que cada criança reage de uma forma.

A seguir algumas dicas para quem está passando por isso, lembrando que cada criança e família tem seu próprio jeito de ser:

Como fazer até os seis meses
O bebê só se dá conta de si. A rotina ficará no momento do banho, horários das mamadas e de ir para a cama.

Até os dois anos
Nessa fase, a criança vai interagir com o mundo, mas ainda não saberá dividir. Tudo é “meu”. É também nessa fase que ela vai diferenciar o “não” e começa a ter a noção do que é permitido.

Entre três e cinco anos
Agora, a birra ficará mais forte e precisará ser interpretada. Não se trata somente de repressão, mas compreensão.

Após seis anos
O que os pais dizem ainda é lei, mas poderá ser relativizado porque a capacidade de argumentação estará evoluída. É preciso paciência para não cair no autoritarismo.

Além dos pais, haverá atenção para o que dizem o círculo de conhecidos, os professores e amigos. A criança começa a entender alguns porquês, mas eles continuarão a rondar suas perguntas.