Cachorro com calor e outros cuidados

2015-04-10_190211

Os cachorros não transpiram como os seres humanos, mas controlam a troca de calor do corpo e mantém a temperatura ideal por meio da respiração. Por isso, o ato de respirar rápido com a língua para fora indica não só que cãozinho brincou muito ou está cansado, mas também que ele pode estar com calor. Passar muito tempo ofegante com a linguinha para fora é o primeiro sinal de que o calor pode estar incomodando.
Outros sinais são: deitar-se em locais com piso frio com as patas traseiras esticadas, beber muita água, ficar mais quieto que o habitual e procurar sempre por locais cobertos.

Quais cachorros são mais sensíveis às altas temperaturas?
Cães muito peludos e de regiões onde o inverno é bem rigoroso como husky siberiano, são bernardo, bernese e chow chow tendem a sentir mais calor que os cães de pelagem curta como vira-lata, pinscher e dachshund.
Há também os cachorros braquicefálicos, aqueles que têm o focinho achatado: pugs, buldogues, boxer, shih tzu etc. Pela anatomia, essas raças têm maior dificuldade para respirar e também de trocar calor com o ambiente
Além de conhecer melhor os hábitos, a rotina, a personalidade, as características de cada raça e observar seu comportamento em dias quentes, você também precisa saber o que pode e o que não pode fazer para ajudar seu amigo peludo a curtir o verão.

O que fazer
Durante o verão, os cãezinhos bebem muito mais água, além de ela ficar quente em pouco tempo. Em dias muito quentes, vale até colocar pedrinhas de gelo dentro do pote para manter a temperatura da água agradável por mais tempo.

Alimentação nos horários mais amenos
Pelo calor excessivo pode ser que o cãozinho não sinta vontade de comer nos horários habituais. Por isso, ofereça a comida nos horários em que a temperatura está mais amena, preferencialmente logo de manhã ou ao anoitecer. Se ele estiver acostumado a consumir alimentação natural ou rações úmidas, siga o mesmo procedimento. Devido ao calor elas podem estragar se ficarem muito tempo expostas e prejudicar a saúde do cachorro.

Passeio agradável
Preferencialmente, saia com os cãezinhos antes das 10h da manhã e após as 17h. Testar a temperatura do chão antes com seu pé descalço ou sua palma da mão. Se você não aguentar o contato por mais do que dez segundos, é provável que seu cãozinho também não aguente.
Não se esqueça de levar água fresca para o caso de o cãozinho sentir sede durante o passeio. Passear com o cachorro em locais gramados. A grama é bem mais fresca que o asfalto e não causará possíveis queimaduras nas patinhas
Utilizar sapatinhos próprios para animais. Eles protegem as patinhas das altas temperaturas e possibilitam passeios pelo bairro. Mas fique atento, pois sapatinhos não permitem que o animal troque calor pelas patas, que é outro local importante de resfriamento do corpo.

Banhos e tosas
Para refrescar cachorro com calor, os banhos devem ser mais frequentes para refrescar os cachorros. Lembre-se apenas de secá-los para que a umidade não colabore na proliferação de fungos e no aparecimento de problemas dermatológicos.
É interessante, também, tosar o seu cachorrinho antes do verão começar. Isso diminuirá o tamanho de pelos e, consequentemente, o calor. Porém, a tosa não é indicada para algumas raças, e isso deve ser respeitado. Também não é indicado tosas muito baixas, pois o pelo também funciona como uma proteção da pele, e ao estar muito curto pode deixá-la desprotegida. Além disso,animais de pele branca pode exigir cuidados extras com proteção solar nessas condições.
Uma opção para cães muito peludos é tosar apenas a região da barriga, chamada de tosa higiênica. Assim, ela ficará com menos pelos e, quando o cachorro deitar no chão, a pele terá maior contato com o piso frio, ajudando-o a aliviar o calor.

Roupinhas
Mesmo que algumas peças pareçam frescas e confortáveis, no verão, qualquer tipo de acessório que cubra o corpo do cãozinho só irá colaborar para que ele sinta mais calor. Por isso, deixe seu amigo “peladinho” e guarde as roupinhas para épocas mais frias.

Piscinas e praias
Algumas raças, como por exemplo o labrador, gostam muito de entrar na água, mas é preciso ter cuidado. Eles podem entrar na piscina ou no mar e não conseguirem mais sair. Além disso, ao contrário do que acreditamos, nem todos os cachorros têm facilidade para nadar. Cãezinhos de patas curtas, braquicefálicos ou de pelos espessos, por exemplo, dificilmente vão se dar bem com natação.

Desidratação e insolação
Se não beber bastante água, pode ser que ele fique desidratado. Caso ele esteja muito quieto, com dificuldades para se mover, toque no focinho dele. Se estiver seco, é possível que esteja desidratado. Tente oferecer água em pequenas quantidades para que ele se recupere e, caso você não perceba melhoras, leve-o ao veterinário.
A insolação é algo comum nos cães. Alguns sinais são: respiração ofegante, gengivas vermelhas ou pálidas, saliva espessa, fraqueza, excitação, vômitos e convulsão. Se você perceber que o cãozinho está com esses sintomas, retire-o do sol ou local abafado, tente resfriá-lo com água fresca e, logo em seguida, leve-o ao veterinário.