Cachorro adora que o dono use voz de bebê

2015-04-10_190211

Um artigo cientifico, publicado pela Science Daily revelou que os mascotes prestam mais atenção e gostam mais quando os seres humanos falam com uma linguagem simplificada e a voz mais aguda, que as mães geralmente usam para se dirigir aos seus filhos nos primeiros anos de vida.
Esse fenômeno linguístico é chamado por especialistas de “maternês” e, para a ciência um mistério. Se especula que a mudança de vocabulário e o tom de voz usado ao se dirigir com as crianças novas ajuda na aquisição de linguagem, além de fortalecer laços emocionais. Usar a tática para “conversar” com os animais de estimação é um habito bastante comum nos países ocidentais, mas até então, não se sabia se realmente surtia efeito com mamíferos de quatro patas.
Para descobrir, o experimento contou com 37 cachorros, sendo 20 machos e 17 fêmeas. Eles foram colocados em salas com seres humanos, que ora falavam conteúdo de interesse dos cachorros, como “vamos passear”, com a voz aguda, ora falavam conteúdo adulto, como “fui ao cinema”, com a voz normal. Os animais demostraram maior entusiasmo no primeiro caso, sinal de que não somente se interessaram pelo “maternês”, mas que também sabem quando o vocabulário usado diz respeito a eles. Quando os animais puderam escolher com qual interlocutor teriam contato físico, eles optaram consistentemente pelos falantes de voz aguda e fala emotiva.