Cabo submarino que liga Espanha e EUA é instalado pela Microsoft e Facebook

2015-04-10_190211
Cabo conecta a cidade norte-americana Virginia à europeia Bilbao

A Microsoft e o Facebook anunciaram que concluíram a instalação de um cabo de transmissão de dados no Oceano Atlântico, na semana passada. Nomeado como Marea, essa conexão foi construída pela Telxius (uma das empresas de telecom da Telefônica) e será capaz de transmitir até 160 terabits por segundo, capacidade suficiente para atender a demanda de até 71 milhões de vídeos em streaming de alta-definição ao mesmo tempo.
O Marea tem mais de 6 mil quilômetros de comprimento e será o primeiro cabo a conectar os Estados Unidos ao sul da Europa, ligando a cidade de Virginia a Bilbao, no norte da Espanha. Essa conexão atenderá uma das rotas de maior tráfego do mundo. Por ali passam 55% a mais de dados quando comparado às conexões do Oceano Pacífico e 40% a mais do que a rota que liga os EUA com a América Latina.
O projeto foi em maior parte apoiado pela Microsoft e pelo Facebook, porque a infraestrutura deve favorecer os negócios de ambas as empresas. Não por coincidência, as duas empresas possuem data centers na cidade de Virginia.
Por meio de um comunicado oficial à imprensa, a Microsoft diz que o Marea é um reforço importante para atender a demanda crescente por internet e que o cuba ajudará a manter a resiliência da rede frente a inúmeros desastres naturais, em especial aqueles que atingiram diversos países da costa do atlântico recentemente.

Tecnologia do Marea
O cabo do Marea possui a mesma espessura que as mangueiras usadas pelo corpo de bombeiros. Porém, por dentro ela é completamente diferente, tendo oito pares de cabos de fibra óptica, que são envolvidos por cobre, uma camada protetora de plástico rígido e um revestimento à prova d’água.
Perto da costa, o cabo foi enterrado para proteger peixes e embarcações. Em alto mar, ele fica repousando sobre o solo do oceano. Essa verdadeira obra da tecnologia e engenharia foi finalizada em menos de dois anos. A expectativa é de que o Marea esteja operando no início de 2018.