Brinquedos piratas reprovados pelo Inmetro estão nas lojas: cuidados com as compras neste Natal

2015-04-10_190211

Uma das formas de presentear uma criança é dando um brinquedo. Em épocas de vacas magras, muitos pais optam pelos mimos mais baratos, encontrados em lojas de R$1,99, ou seja, brinquedos fabricados na China, chamados também de piratas.
Já é antiga a informação de que esses produtos podem oferecer riscos aos pequenos. Mas o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza sazonalmente testes com os brinquedos para tirar a prova. Alguns realmente passam pelos testes e são aprovados. Outros, no entanto, reprovam em todas as categorias, como foi o caso da última análise divulgada em dezembro.
O Programa de Análise de Produtos, coordenado pela Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro, fez a análise no laboratório de Avaliação da Conformidade Instituto Lab System de Pesquisas e Ensaios Ltda.

Resultados
Os ensaios buscam avaliar os possíveis riscos potenciais contidos ou gerados nesses produtos em sua condição normal de uso, como: partes pequenas, partes pequenas imantadas que podem ser engolidas, pontas agudas com risco de perfuração, bordas com risco de cortes, orifícios de respiração em máscaras e etc.
Também foram avaliados: o nível de ruído, de forma a não prejudicar a audição da criança durante o uso prolongado do brinquedo; a composição dos materiais e a rotulagem, composta pelas informações e instruções disponibilizadas nas embalagens, necessárias à segurança do consumidor na hora da compra, que devem estar em língua portuguesa e se possível com ilustrações, como por exemplo, a faixa etária adequada para cada brinquedo.

As amostras analisadas
Avengers 2 (Vingadores 2)- Origem: China. Faixa etária: +3 anos
As amostras contêm partes pequenas removíveis que entram por completo dentro do cilindro, que é um gabarito que simula a traqueia de uma criança. A rotulagem das amostras não está em português, não possui faixa etária de recomendação, advertência de perigo eminente identificação do fabricante ou distribuidor.
Chaves Animado- Origem: China. Faixa etária: +3 anos
A rotulagem das amostras não está em português. Não possuem faixa etária de recomendação e nem advertência de perigo eminente. O símbolo gráfico não está com o diâmetro mínimo especificado de 10mm.
Dragon Boll Z- Origem: China. Faixa etária: +3 anos
As amostras já possuem parte pequena que entra por completo dentro do cilindro. A rotulagem não está português, não possui advertência de perigo eminente e não possui identificação do fabricante ou distribuidor.
Liga da Justiça- Origem: China. Faixa etária: +3 anos
As amostras contêm partes pequenas removíveis que entram por completo dentro do cilindro. A amostra não possui orifícios de respiração, de no mínimo 65 mm². O valor de decibéis encontrado na amostra ultrapassa o valor máximo especificado. O brinquedo apresentou persistência de chama maior do que 2 segundos. As amostras não possuem faixa etária de recomendação, perigo eminente. Também não possuem informações como: Marca comercial e/ou marca de identificação do fabricante, o representante autorizado e/ou importador, modelo do brinquedo e a referência do tipo. Em relação às baterias utilizadas no brinquedo, não possui informações como tensão nominal, polaridade da pilha/bateria, desenho da bateria, forma de colocação das pilhas/baterias, o tamanho real ou proporcional das pilhas/baterias. As pilhas R1 da amostra são acessíveis sem ajuda de uma ferramenta. O Inmetro verificou ainda que o brinquedo não tem instruções de montagem.
Masha e o Urso – Origem: China. Faixa etária: +3 anos
As amostras já possuem parte pequena que entra por completo dentro do cilindro. O brinquedo apresenta problemas nos rótulos, sem advertência de perigo eminente e identificação do fabricante ou distribuidor.
Minecraft- Origem: China. Faixa etária: +3 anos
A amostra não suportou o ensaio de torção, gerando partes pequenas que entram por completo dentro do cilindro. A rotulagem não em português, não tem faixa etária de recomendação, não tem advertência de perigo eminente e, por último, não possui identificação do fabricante ou distribuidor.
Miraculous Origem: China. Faixa etária: +3 anos
Não possuem as seguintes informações (rótulo): Marca comercial e/ou marca de identificação do fabricante, o representante autorizado e/ou importador, modelo do brinquedo e a referência do tipo. Em relação à pilha, não exemplifica a polaridade da pilha/bateria, o desenho da bateria, a forma de colocação das pilhas/baterias, o tamanho real ou proporcional das pilhas/baterias, como colocar e tirar as pilhas, entre outros. Ainda, não tem instruções de montagem.
Tartarugas Ninjas 2 Origem: China. Faixa etária: +3 anos
As amostras já possuem parte pequena que entra por completo dentro do cilindro. A rotulagem das amostras não está no idioma português, não possui faixa de perigo eminente, faixa de recomendação e identificação do fabricante ou distribuidor.
22
As amostras não possuem rotulagem, identificação de fabricante ou distribuidor e faixa etária de recomendação. O símbolo gráfico não está com o diâmetro mínimo especificado de 10mm. A restrição da advertência de perigo eminente está divergente com restrição informada no plano de ensaio.
Pokemon Go Origem: China. Faixa etária: +3 anos
Rotulagem não está em português, não tem faixa etária de recomendação, não tem identificação do fabricante ou distribuidor e nem instruções de montagem. O símbolo gráfico não está com o diâmetro mínimo especificado de 10mm. Ainda, o brinquedo não informa: tensão nominal, a polaridade da pilha/bateria, o desenho da bateria, a forma de colocação das pilhas/baterias, o tamanho real ou proporcional das pilhas/baterias. Como retirar e como colocas as pilhas ou baterias substituíveis · As pilhas não devem ser recarregadas · Diferentes tipos de pilhas e baterias novas e usadas não devem ser misturadas · Só devem ser usadas pilhas e baterias recomendado ou similar · As pilhas e baterias devem ser colocadas respeitando sua polaridade · As pilhas e baterias descarregadas devem ser retiradas do brinquedo · Os terminais de uma pilha ou bateria não devem ser colocados em curto-circuito.