Brigada Militar apreende número recorde de armas em fevereiro

2015-04-10_190211

Volume foi sete vezes superior ao mesmo período de 2017 e arma de uso restrito das Forças Armadas está na lista

Um dos calibres criados pelos norte-americanos para destruir carros blindados em guerras no Oriente Médio foi apreendido pela primeira vez no sul do Brasil. A metralhadora .50, capaz de perfurar aço e de uso restrito das Forças Armadas, foi um dos 21 armamentos que o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turística (3° Bpat), com sede em Bento Gonçalves, capturou em fevereiro.
A quantidade, considerada recorde pelos policiais, é sete vezes maior que a registrada em fevereiro de 2017, quando foram apreendidas três armas (uma pistola e dois revólveres). A metralhadora .50 foi utilizada no ataque ao carro-forte na BR-470, no dia 6 de fevereiro, assim como outros armamentos de grosso calibre, tais como dois fuzis 7.62 e um fuzil AR 15 cal 556, também apreendidos pela Brigada Militar.
“As recentes apreensões demonstram aquilo que já sabíamos: os criminosos estão cada vez mais bem armados”, define o Capitão Diego Caetano. “Não é à toa que foi criado o Ministério da Segurança Pública, assim como não é à toa que no Rio de Janeiro foi decretada a intervenção federal na segurança pública estadual. A situação da segurança pública no Brasil precisa de urgente atenção e Bento Gonçalves e região, por mais que não tenhamos índices criminais semelhantes às cidades de grande porte, acaba sofrendo sequelas dessa criminalidade”, avalia.
De acordo com o capitão, a procedência dos armamentos está sendo investigada. “É possível afirmar que os fuzis e pistolas g eralmente são de outros países e têm ingressado no país pelas fronteiras, já muitos revólveres e espingardas calibre 12 são procedentes de furtos e roubos, especialmente em residência. Mas, a grande maioria vem de fora do país mesmo”, explica Caetano.
A situação da criminalidade tem impressionado os responsáveis pela Segurança Pública. “Os criminosos estão cada vez mais audaciosos, sem medo de enfrentar a polícia. A prisão não os assusta e muitos perderam, inclusive, o sentimento de humanidade e dignidades, pois, matam pessoas e as mutilam sem qualquer pudor. Impressionante, também, é o grande número de usuários de drogas sustentando o mercado bilionário do tráfico”, comenta o capitão.
Os armamentos apreendidos passam por perícia e ficam à disposição do Poder Judiciário para devolução aos verdadeiros proprietários. Nos demais casos, podem ser encaminhados ao Exército Brasileiro para análise sobre destruição ou servilidade. “Algumas armas, ainda, podem ser direcionadas para as polícias, pois, há autorização legal para tanto”, acrescenta.

Ataque ao carro-forte e operação em Guaporé
Na manhã de 6 de fevereiro, uma quadrilha de assaltantes atacou um carro-forte na curva da Ferradura, na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis. A Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF) cercaram os criminosos e iniciaram um confronto armado. Na ocasião, armas de grosso calibre foram apreendidas, incluindo a metralhadora Brownning .50, armamento de guerra, de uso exclusivo das forças armadas.
Outras operações marcantes em fevereiro aconteceram em Guaporé, nos dias 23 e 26 de fevereiro, quando mais nove armas foram apreendidas pela Brigada Militar.

Brasil
Em 2017, a PRF prendeu 38.339 pessoas, a maioria por tráfico de drogas e contrabando de armas, nas fronteiras brasileiras, 6.603 a mais do que em 2016. O volume de apreensão de arma de grosso calibre Os principais destino dessas armas e drogas são as facções que atuam no Rio de Janeiro e em São Paulo, segundo os policiais, mas, mesmo assim, os itens são redistribuídos para as demais regiões do país.
Municípios de atuação do 3° Bpat
André da Rocha, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabijú, Guaporé, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano,Nova Prata, Parai, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Valentim do Sul, Serafina Côrrea, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores, Vista Alegre do Prata.

 

Armas de Guerra

ArmaLite AR-15: uma das mais conhecida nos Estados Unidos e utilizada pelo exército do país. É um rifle de assalto 5.56×45mm.
Fuzil 7.62: Utilizado pelo Exército Brasileiro há quase cinco décadas.
Brownning .50: Eficaz contra a infantaria, veículos não blindados ou levemente blindados, barcos, fortificações leves e aeronaves em baixa altitude. Tem sido amplamente utilizada como armamento em veículos e aeronaves dos Estados Unidos desde 1920.