Brasil vai adotar nova placa de veículos a partir de setembro

2015-04-10_190211

Os veículos nacionais terão novas placas de identificação a partir de 1° de setembro, de acordo com uma resolução publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (8). A nova placa será usada nos modelos zero quilômetro, veículos que passarem por processo de transferência de município ou propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas. Para os veículos usados, o prazo para a mudança é de 31 de dezembro de 2023.
A nova placa foi apresentada em 2014 e deveria ter começado a circular no país em 2016, mas foi adiada por duas vezes. A Argentina e o Uruguai já adotaram o modelo.

Nova placa
A nova placa terá a bandeira do Brasil, uma tarja azul e outra configuração de letras e números. Ainda contará com um chip e um código para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul.

O que muda
As novas placas terão 4 letras e 3 números, e poderão estar embaralhados, assim como na Europa. Atualmente elas têm 3 letras e 4 números.
As cores também mudarão. A cor do fundo das placas será sempre branca, a cor da fonte irá variar. Para veículos de passeio, cor preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, em teste, verde, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado;
O nome do país estará na parte superior da patente, sobre uma barra azul. Nome da cidade e do estado estarão na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões;
Marcas d’água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações.
No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. A tira é uma maneira de evitar falsificação.
O modelo será adotado primeiro para novos emplacamentos. De acordo com o Denatran, o preço da nova placa será o mesmo das atuais.