Bolsonaro chega a Bento Gonçalves para comandar 55ª Cúpula do Mercosul

2015-04-10_190211

O ministro da Relações Exteriores, Ernesto Araújo abriu na quarta-feira (4) o encontro entre chanceleres da 55ª Cúpula do Mercosul, em Bento Gonçalves.  Araújo não citou a Argentina, lamentou a situação da Venezuela e criticou o socialismo.  O Brasil está desde julho na presidência rotativa do bloco, que passará para o Paraguai hoje, com a chegada do presidente Bolsonaro a bento Gonçalves.

Bolsonaro chegou a Bento Gonçalves pouco depois das 9h da manha para comandar a 55ª Cúpula do Mercosul. Antes  fez uma para estratégica para a inauguração da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal  onde cumprimentou políticos, distribuiu autógrafos e posou com o um cachorro da PRF.

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, terão uma reunião bilateral , antes do início da cúpula dos chefes de Estado do Mercosul, onde será passada a presidência rotativa do bloco ao governo paraguaio.

O encontro também terá  a presença do presidente da Argentina e de representantes da Colômbia, Equador, Peru e Suriname para a assinatura de cinco acordos no Vale dos Vinhedos, onde acontece o encontro que estava previsto as 11h  Reunião plenária da 55ª cúpula de chefes de Estado do Mercosu Já as 12h30: aconteceu a  cerimônia de assinatura de atos. depois da foto oficial do encontro  teve a cerimônia de plantio das “Vinhas do Mercosul”, seguido de almoço almoço em homenagem aos chefes de delegação e de Estado . As 14h45 está prevista a declaração à imprensa

Brasil e Paraguai devem assinar acordo automotivo

O governo brasileiro está próximo de fechar um acordo automotivo com o Paraguai, que permitirá a eliminação de tarifas sobre peças e automóveis comercializados entre os dois países. O anúncio pode ser feito durante a 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que acontece nesta quinta-feira. A informação foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Tem vários [acordos] engatilhados [para assinatura]. Talvez o acordo automotivo com o Paraguai também saia amanhã”, disse ontem,4 , Bolsonaro.

O setor automotivo não foi incluído nas regras comerciais do Mercosul. Por essa razão, os países que integram o bloco (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) estabeleceram acordos bilaterais para reduzir ou eliminar tarifas no setor. O Paraguai é o único entre os integrantes do Mercosul que ainda não mantém um acordo do tipo com o Brasil.

Se aprovado, o acordo automotivo pode ampliar as exportações de automóveis fabricados no Brasil para o Paraguai. O país vizinho também tende a se beneficiar, já que exporta peças e equipamentos que são usados na montagem de carros no Brasil.

Durante a Cúpula do Mercosul, além da assinatura de acordos, deverão ser adotadas declarações presidenciais sobre desenvolvimento sustentável, turismo e combate a ilícitos transnacionais e à corrupção. O evento marca também o fim da presidência pró-tempore do Brasil no bloco. Pelos próximos seis meses, o comando do Mercosul será do governo paraguaio.