Bicarbonato de sódio retira até 96% do agrotóxico da maçã

2015-04-10_190211

O bicarbonato de sódio é um produto de uso comum doméstico e uma descoberta recente encontrou uma nova utilidade dele: retirar resíduos de agrotóxico na superfície de maçãs. De acordo com um estudo publicado na última semana no periódico científico Journal of Agricultural and Food Chemistry, deixar a fruta 15 minutos imersa em uma solução da substância reduziu 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet.
As maçãs estão no topo da lista de frutas com os maiores níveis de resíduos de pesticidas e embora esses produtos sejam aprovados pela agência americana de proteção ambiental (Epa, na sigla em inglês) e considerados seguros em doses baixas, algumas pesquisas sugerem que é difícil avaliar com precisão seu impacto sobre a saúde ao longo do tempo.
Para avaliar a eficácia do bicarbonato, os pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, compararam três métodos de limpeza: bicarbonato, água corrente e hipoclorito de sódio. Inicialmente, a equipe expôs, por 24 horas, maçãs ao phosmet e ao tiabendazol, dois pesticidas comuns.
Em seguida, as frutas contaminadas foram limpas de três formas diferentes: imersas em água misturada com bicarbonato (10 mg/ml) por 15 minutos, lavadas com água da torneira por dois minutos e mergulhadas em solução de hipoclorito de sódio (10 mg/ml) por 8 minutos.
Os resultados mostraram que, de longe, o bicarbonato foi o método mais efetivo. Após o período de imersão na solução, as maçãs tiveram 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet reduzidos em sua superfície e também em camadas mais profundas. O método menos efetivo foi lavar o produto com água corrente.
Na ausência do bicarbonato ou tempo, os pesquisadores recomendam lavar a maçã com água corrente antes do consumo ou descascá-la, embora perca as fibras presentes nas cascas.