Bento Vôlei não consegue verba pública e está fora da Superliga

2015-04-10_190211
A diretoria não teve outra opção a não ser informar à entidade que rege o esporte da sua saída. A nova vaga será de Castro, que participou da última Superliga

Fora da competição nacional, clube vai trabalhar apenas com as categorias de base e projetos sociais

Faltando pouco mais de um mês para o início da Superliga masculina, um dos times mais tradicionais da competição sai de cena e abre uma vaga para a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). O Bento Vôlei-RS não reuniu condições financeiras suficientes para arcar com as despesas para toda a temporada. A diretoria não teve outra opção a não ser informar à entidade que rege o esporte da sua saída. A nova vaga será de Castro, que participou da última Superliga.
Há vários meses, o Bento já mostrava fragilidade financeira para se manter. Isso ficou claro quando todos os times da Superliga começaram a se movimentar, realizando contratações e nenhuma novidade vinha do interior gaúcho. Os treinos dos participantes já haviam se iniciado, quando a diretoria ainda brigava para colocar jogadores em quadra.
Uma alternativa que surgiu foi realizar uma parceria com o Minas Tênis Clube. A equipe de Belo Horizonte cederia vários atletas da sua base para o time gaúcho, com uma possibilidade dos salários continuarem sendo pagos pelos mineiros. Fato similar já havia acontecido na temporada anterior, quando o Uberlândia Gabarito disputou a Superliga B com atletas cedidos pelo Minas. Outra ideia que surgiu foi dos jogos do Bento, em casa, serem realizados, na Arena da Rua da Bahia, fazendo com que custos fossem reduzidos para os sulistas.
Nada disso adiantou. O Bento necessitava de apoio público, que não veio. “Infelizmente todos os nossos esforços não foram suficientes para levantar o mínimo necessário que garantisse a participação do clube na Superliga, mesmo com a parceria proposta pela Minas, que foi muito boa. Tivemos apoio da iniciativa privada, porém não conseguimos nada do setor público. Isso inviabiliza a nossa participação. Ficamos muito tristes, porém entendemos que é momento de dar um passo atrás para não prejudicar o futuro do clube. E agradecemos muito ao Minas”, comenta o presidente Romildo Rizzi.
Resta ao Bento seguir seu caminho com os trabalhos na categoria de base. “O clube não para. Temos em torno de 150 crianças, além de um projeto social com mais de 700 crianças. Equipe adulta só no próximo ano”, lamenta o mandatário.
Confira, na íntegra, a nota divulgado pelo Bento Vôlei.
A Sociedade Educativa, Cultural e Poliesportiva Bento Gonçalves (Bento Vôlei), comunica, com extremo desalento de toda a sua diretoria, a sua desistência de participar da Superliga 2017/2018, disponibilizando nossa vaga relativa a competição nacional à Confederação Brasileira de Voleibol.
Apesar de todos os esforços e da força-tarefa desempenhada por todos os membros da diretoria para que possibilitássemos a participação do clube na principal competição de voleibol do país, esbarramos na crise econômica do país e infelizmente não obtivemos a captação mínima necessária para atingirmos os recursos essenciais que garantissem a realização plena da temporada. Desta forma, fomos obrigados a tomar essa decisão almejando não comprometer a saúde financeira do clube e sua tradição de cumprir severamente com o seu dever.
Queremos agradecer ao setor privado, em especial a empresa Isabela/Grupo M.Dias Branco, a qual soma a sua quarta temporada apoiando o esporte do nosso município e que mais uma vez se propôs a manter o patrocínio junto ao clube; a Rede de Hotéis Dall’Onder por novamente estar conosco apoiando a equipe para a temporada 2017/18 e, por fim, ao Minas Tênis Clube, na pessoa Carlos Alberto Villar Castanheira, o Cebola, que se propôs a criar uma parceria com o Bento Vôlei com o intuito de viabilizar a nossa participação na Superliga.
Esta decisão tomada veio após um grande esforço da diretoria em buscar alternativas de diversos âmbitos que garantissem a nossa permanência na elite do voleibol gaúcho e nacional. Desde a retomada do voleibol profissional pelo Bento Volei Bento Vôlei, os alicerces para a manutenção das atividades da equipe de alto-rendimento sempre foram a iniciativa privada e o setor público, assim como todos os demais clubes da Superliga. No momento em que um dos principais apoiadores, o Pró-Esporte, se encontrou fechado até este presente momento e a prefeitura municipal cessando a disponibilidade de recursos financeiros ao clube, ficamos dependentes apenas do setor privado, mas os recursos da iniciativa privada não foram suficientes para viabilizar a participação do clube na Superliga.
Esta decisão não se deve a vontade individual de nenhum dos membros da diretoria, porém a situação nos obrigou a tomar essa medida, por mais difícil que ela seja. Precisamos ter responsabilidade para com a história e com a tradição do clube, honrando os princípios do clube, que vem desempenhando um papel importante e fundamental no município de Bento Gonçalves.
Agradecemos a toda a comunidade de Bento Gonçalves e a todos que estiveram nestes anos apoiando e levando ao ginásio um dos maiores públicos da Superliga, bem como quebrando recordes de público em um evento esportivo no município. Agradecemos a cada torcedor e a cada família pelo apoio e o incentivo de que sempre foi nos dado com muito amor e carinho. O Bento Vôlei não para por aqui, muito pelo contrário. Continuaremos o nosso trabalho e dever com a base do clube e com todas as nossas crianças do projeto social, visando sempre um mundo melhor através do esporte. O clube estará aberto para mais esclarecimentos em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, dia 23, às 17h, no Ginásio Municipal de Esportes.