Bento registra aumento na venda de veículos novos

2015-04-10_190211
Perla Conrad, gerente da Renault em Bento, acredita que mantendo estas tendências de acerto, também será mantido o crescimento, de forma mais consistente

Alta nacional de 5,5% em março, após 26 meses de queda, aponta primeiros sinais de recuperação do setor

O mercado automobilístico parece dar os primeiros sinais de recuperação. Segundo informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgadas no início dessa semana, foram emplacados mais de 189 mil unidades, contra 179 mil no mesmo período de 2016. Esses dados apontam a interrupção de 26 meses de queda, no comparativo inter anual. Em março, o índice comparativo atingiu 5,5 % de aumento e aqui no município, as concessionárias também registraram a alta, mantendo boas expectativas em relação ao ano.
Segundo números do Detran de Bento, foi efetuado o registro de 235 automóveis em março, contra 251 no mesmo ano. Mas o responsável pelo CRVA, Gerson Tadeu Astolfi Vivan, destaca que esse número aparentemente inferior pode ser considerado parcial (em relação às vendas de novos no mês passado), visto que o registro de muitos veículos adquiridos ao final de março ainda podem não ter sido efetuados. E frisa. “Venda e registros são dados diferentes, até porque há carros que sequer precisam ser registrados”.
Destaque também para dezembro de 2016, quando os emplacamentos no país atingiram o maior volume dos últimos 12 meses, com 204,3 mil unidades. E se comparado com fevereiro – com menos dias úteis – março registrou alta de 39,4%. Mas no acumulado do ano, porém, os números mostram queda de 1,94%, sobre o primeiro trimestre de 2016. Ainda assim, para o decorrer de 2017, a Fenabrave projeta crescimento de 2,43% nas vendas sobre o volume do ano passado.

Em Bento, expectativa para o ano é otimista

Perla Conrad, gerente da Renault em Bento

Segundo a gerente de vendas da concessionária da Renault em Bento, Perla Conrad, houve aumento significativo na procura por veículos novos. “Podemos atribuir essa procura à necessidade de atualização por parte destes consumidores que buscam as novas tecnologias nos veículos como exemplo novos motores que mesmo com maior potência, conseguem ser mais econômicos”, explica.
Mas ela também destaca a entrada de valores na economia com o FGTS, e a melhora em relação à confiança do consumidor juntamente com a sequência de redução da taxa de juros do Comitê de Política Monetária (Copom) – que facilita para as montadoras a criação de campanhas atrativas, que levam o consumidor a acreditar que é o momento certo para fazer a compra. “Acredito que mantendo estas tendências de acerto do mercado automotivo, também será mantido o crescimento de forma moderada, ou seja, mais consistente”, avalia.
A gerente também chama a atenção para o aumento da procura de carros para pessoa jurídica, destacando o perfil econômico empreendedor, muito forte na região. E deixa clara a principal expectativa do mercado: “A interrupção na queda das vendas e um crescimento consistente em relação ao ano anterior”.

Para Daniel Dorneles, da Nissan, expectativa da concessionário é acentuar ainda mais o crescimento da participação no mercado em 2017

Esse aumento da procura de veículos novos por clientes pessoa jurídica se alinha com a percepção da FENABRAVE em relação à alta no país. Segundo a federação, o fato de as montadoras elevaram suas vendas para esse tipo de comprador (locadoras, produtores rurais ou mesmo frotistas em geral) foi uma das principais alavancas do índice positivo.
E ao que parece, o otimismo que começa a ser sentido no segmento deve intensificar a expectativa positiva para o decorrer do ano. Para Daniel Dorneles, que gerencia as vendas da Nissan aqui, foi percebida uma melhora significativa no fluxo de loja, com muitas empresas buscando orçamentos, e consequentemente, a comprovação de melhores resultados. “Já terminamos o ano de 2016 com uma participação maior no mercado, em relação a 2015. E por conta do que já afirmei, esperamos aumentá-la também no decorrer desse ano”, afirma.
Ele atribui esse aumento nas vendas a algumas medidas que o governo tomou (como redução da taxa selic), a lançamentos exclusivos e à expectativa de crescimento da economia do país a partir do segundo semestre de 2017. E finaliza. “As vendas melhoraram, em comparação com o mesmo período no ano passado. E boa parte desse incremento deve repercutir positivamente nos próximos meses”, avalia.

Ranking das Vendas

Mais vendidos
Entre os veículos, a liderança também é da GM, com o Onix. Em março, foram comercializadas 14.745 unidades do hatch compacto. O segundo colocado foi o Hyundai HB20, com 10.638. Nenhum outro modelo conseguiu chegar perto das 10 mil unidades.

O terceiro mais vendido, Ford Ka, teve 8.021 exemplares vendidos. Depois deles, ainda surgem Renault Sandero (6.516), Volkswagen Gol (6.311), Chevrolet Prisma (5.706), Toyota Corolla (5.455), Fiat Strada (4.570), Volkswagen Voyage (4.446) e Fiat Toro (4.400).

Menos vendidos:
Entre os que lideram o ranking dos menos vendidos estão o Jac J6 (22), o Hyundai Azera (25) e o Vw Spacecross (29). Integram a lista também o Ford Fiesta Sedã (43), Chery Celer (91), Chery Celer Sedã (64), Renault Fluence (275 unidades), Peugeot 308 (230) e Peugeot 408 (243) e o Kia Picanto (302).