Bento não possui veículos escolares adaptados para crianças

2015-04-10_190211
Contran não obriga motoristas a adaptarem suas vans com cadeirinhas para passageiros com idade entre zero e sete anos

Nesta época de início de ano, cada vez mais pais procuram o serviço de transporte escolar, seja este em vans, micro ônibus ou ônibus. Com preços que vão dos R$ 89 aos R$ 350, a cidade de Bento conta hoje com uma frota de 120 veículos que atendem a este tipo de demanda.
Existe, porém, uma inconformidade dentro deste certame: nenhum dos 120 motoristas da cidade que transportam alunos possui um carro adaptado com as cadeirinhas estipuladas para a faixa etária que vai do ano zero até o sétimo aniversário da criança.
Apesar de uma vistoria pré-determinada pelo Detran, que acontece de seis em seis meses pelo Inmetro e pelo DMT municipal, diferentemente de veículos de passeio, o Contran suspendeu em primeiro de dezembro do ano passado, alegando dificuldades econômicas, um projeto de lei que obrigava os motoristas que transportavam crianças a equiparem seus veículos com as cadeirinhas.
O que existe, ao menos, são monitores responsáveis pela instalação das cadeirinhas, que dependendo do caso deverão constar na van para alunos com alguma deficiência motora, por exemplo.
Para a segurança dos alunos, existem apenas esporádicas operações de fiscalização realizadas pelo DMT e departamento de fiscalização de transportes público, no momento da abordagem realizam verificação de todos os itens e, se algo estiver em desacordo, o condutor é autuado, além de cursos ministrados pelo Detran aos donos de vans, que ocorrem no Sest/Senat.