Bento Gonçalves vence premiação que reconhece o crescimento dos últimos 30 anos

2015-04-10_190211

Bento, acreditem desbancou Florianópolis e está ombro a ombro com Barcelona, Porto Rico e Vancouver, segundo a WCI

Bento Gonçalves foi eleita uma das quatro cidades mais admiradas do mundo, através de uma premiação internacional.
O prêmio  MAKCi – Most Admired Knowledge City, foi entregue na segunda-feira (04), durante a conferência da cúpula mundial das cidades do conhecimento, que este ano está acontecendo em Florianópolis até o dia 07 de novembro, o 12º do Knowledge Cities World Summit (KCWS).
Sem mostrar nenhum dos indicativos que fez Bento Gonçalves desbancar Florianópolis (que por si só já seria digno de estudos antropológicos/econômicos), a nossa cidade  “venceu” na categoria “divisão Cidade do Conhecimento Emergente”, onde são consideradas capitais regionais ou centros econômicos ou culturais em crescimento, que atuem como um núcleo para atividades políticas, econômicas ou culturais nos últimos 15 a 30 anos. Que Bento Gonçalves apresenta um desempenho acima da média das cidades brasileiras, é fato, mas pura e simplesmente por conta da iniciativa privada que não mede esforços em promover e fomentar diversos setores, entre eles o de turismo. Sem nenhum dedo de impulso ou investimento público é difícil de aceitar que o prefeito Pasin vá para as redes sociais se jacte como quem ganhou o Oscar de melhor gestor público.
A iniciativa do World Capital Institute ( que é difícil de rastrear muitas atividades a não ser promover um evento em Florianópoli, que discute a “Inovação e Sustentabilidade na Era do Conhecimento” significa que a tecnologia e a inovação devem ser aplicadas nas cidades, visando o desenvolvimento econômico, social e proteção aos ecossistemas, seguindo o conceito da ONU. Segundo a nota do próprio WCI esta ação em Florianópolis  identifica e reconhece o progresso de comunidades urbanas ao redor do mundo, que foram capaz de implementar estratégias de desenvolvimento baseadas no conhecimento.
Bento Gonçalves, acreditem,  recebeu destaque na categoria Cidade do Conhecimento Emergente, sendo premiada pelo seu crescimento econômico e cultural nos últimos 30 anos. Além de Bento, no Brasil, somente Florianópolis tinha sido indicada  para concorrer a premiação, mas perdeu.
Bento Gonçalves, segundo a WCI, está ombro a ombro com as outras quatro cidades mais admiradas do mundo, Barcelona, Porto Rico e Vancouver (Canadá).
As cidades indicadas e premiadas são definidas segundo a WCI, a partir de um “estudo colaborativo de pesquisa on-line” sem comprovar como.
No encerramento do KCWS, no dia 7 de novembro, a cidade brasileira que perdeu para Bento Gonçalves, fará o Tour da Inovação por alguns dos principais polos de tecnologia e inovação de Florianópolis: Sapiens Park, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta).
O objetivo é mostrar ao mundo o que a capital catarinense está fazendo para ter reconhecimento internacional de cidade inovadora e sustentável.
Bento nem isto precisa fazer para comprovar que mereceu a distinção. Mas, tivesse que fazer , por onde  o Tour  da Inovação de Pasin passaria, já que foi ele quem recebeu o prêmio e agradeceu com um belo e inflamado discurso?