Bento Gonçalves tem quase 100% de cobertura 3G ou 4G

2015-04-10_190211
A ferramenta é útil para consultar a cobertura em todas as regiões do País. Foto: Reprodução

Anatel disponibiliza mapeamento da presença dos sinais da telefonia e banda larga móvel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibiliza, em seu portal na internet, o “Painel Cobertura Móvel”. A nova ferramenta apresenta em mapas interativos a distribuição da cobertura do sinal da telefonia móvel no Brasil. O Painel permite ao consumidor pesquisar a cobertura das operadoras móveis em seu município. Segundo os dados, Bento Gonçalves tem quase 100% dos moradores do município cobertos pelas tecnologias 3G + 4G.

A ferramenta é útil para consultar a cobertura em todas as regiões do País. Capitais e demais regiões metropolitanas têm um maior percentual coberto pela telefonia e banda larga móvel em relação ao interior, mas ainda assim podem possuir áreas não atendidas.

Com o Painel Cobertura Móvel, as instituições de pesquisa e órgãos públicos podem realizar estudos e propor políticas públicas voltadas à expansão da banda larga móvel e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) com um conjunto de dados mais robusto, que inclusive diferencia áreas urbanas das rurais.

Segundo a Anatel, todos os municípios brasileiros possuem acesso à telefonia móvel, o que não significa que suas áreas urbanas são totalmente cobertas, e 91,2% possuem sinal 3G ou 4G. E, na malha rodoviária pavimentada de jurisdição feral, 46% da extensão tem sinal 3G ou 4G.

Conforme dados do painel da Anatel, o município de Bento Gonçalves tem cobertura de 70,59% do seu território total, pelas tecnologias de dados móveis e banda larga. Em relação à população, 97,64% da população tem possibilidade de acesso à telefonia móvel 3G ou 4G. Quanto a domicílio, segundo a Anatel, 97,94% das residências da cidade tem acesso a essas tecnologias.