Bento Gonçalves tem estoque de 800 vacinas contra a febre amarela

2015-04-10_190211

Secretário de Saúde garante que a cidade está com doses necessárias para servir a população

O Brasil vive o maior surto de febre amarela silvestre das últimas décadas, segundo o Ministério da Saúde. A realidade de Bento Gonçalves, no entanto, não é tão assustadora. De acordo com o Secretário da Saúde, Diogo Siqueira, Bento Gonçalves tem 800 doses da vacina, sendo que 600 doses foram distribuídas nas unidades básicas de saúde, e 200 ficaram na unidade central, que segundo ele, é para ter uma segurança caso aconteça alguma eventualidade. Siqueira garante que tem doses necessárias para vacinar a população.
De acordo com o enfermeiro Maikel Manfredini, da coordenadoria de Imunizações, a cidade não está na área de risco.
“Infelizmente as pessoas se apavoram com as notícias e correm para se vacinar. Isso é errado, e é preciso estar informado sobre isso, porque a pessoa só precisa tomar uma dose da vacina durante a vida”, explica. De acordo com o enfermeiro, a procura pela vacina é grande em Bento Gonçalves e todos os postos de saúde estão com doses suficientes para a população.
“A pessoa tem que se informar qual o dia que a unidade abre para aplicação da vacina contra a febre amarela. É preciso de um agendamento. É importante salientar que a vacina é recomendada para crianças de a partir dos 9 meses, até adultos de 59 anos. Idosos precisam de recomendação médica para fazer a vacina”, acrescenta.
Ainda segundo Manfredini, quem for viajar também deve fazer a vacina. “Está tendo um surto no Rio de Janeiro, São Paulo e parte de Minas Gerais, então é importante que as pessoas que forem viajar faça a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem, porque é depois desse tempo que ela começa a fazer efeito”, explica.

Contraindicação
A vacina contra a febre amarela é considerada altamente segura. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), dos EUA, eventos adversos sérios, que põem em risco a vida do paciente, ocorrem em 1 a cada 250 mil pessoas vacinadas.
Mas em determinados grupos de pacientes, como aqueles que estão com o sistema imunológico debilitado ou que têm alergias a elementos do ovo, a imunização pode causar problemas graves.
Esses efeitos ocorrem porque o imunizante contra a febre amarela possui o vírus vivo atenuado, que desaparece do organismo três semanas após a vacinação, em média.
Em um paciente com um sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a doença. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado no futuro por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.
No entanto, se o sistema imunológico do paciente estiver enfraquecido por doenças sérias, como o câncer, a vacina pode criar um quadro semelhante ao da febre amarela em si. Por isso é importante realizar uma triagem antes de tomar a vacina, para garantir que não há contraindicações.

Doadores de sangue
Pessoas que pretendem doar sangue devem esperar 30 dias após a vacinação para o procedimento.
O objetivo é evitar que o vírus vivo inoculado, circulante na corrente sanguínea do doador durante as três primeiras semanas após a vacinação, não acabe em um paciente que esteja com o sistema imunológico debilitado e cause reações adversas.

Gestantes e mulheres que amamentam
Grávidas e mulheres que estejam amamentando um bebê com menos de seis meses devem buscar orientação médica antes de tomar a vacina. A cautela é para evitar a possibilidade de reações alérgicas graves.
A orientação geral é que essas mulheres só sejam imunizadas se estiverem em área de risco de transmissão da doença.

Doenças autoimunes
Pacientes em radioterapia, quimioterapia ou fazendo uso de corticoide, portadores de doenças autoimunes, como lúpus, doença de Addison e artrite reumatoide, são contraindicados a receber a vacina.
Como estão com o sistema imunológico suprimido pelas condições citadas acima, a vacina contra a febre amarela, assim como de outras em que há o vírus vivo atenuado, como caxumba, varicela, catapora, pode trazer efeitos colaterais graves.

Diabéticos
Diabéticos com os níveis de glicemia controlados não têm contraindicação para a vacina.
No entanto, aqueles com altos níveis de açúcar no sangue precisam se consultar com um médico antes de se vacinar.