Bento Gonçalves tem aumento de casos de homicídios nesse início de 2021

2015-04-10_190211

Estelionato é o crime que mais cresceu de um ano para outro

O Rio Grande do Sul já deu o primeiro passo rumo ao terceiro ano consecutivo de quedas recordes nos índices de criminalidade. Na contramão, Bento Gonçalves vem quebrando recordes de violência, em especial nos casos de crimes contra a vida. Enquanto o Estado comemora a consolidação de números, entre 2019 e 2020, como a menor taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes da década, o primeiro mês de 2021 apresentou nova retração, Bento quebra recorde de casos para um mês de janeiro.
Os dados divulgados, na quinta-feira (11), pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram que o número de vítimas de assassinatos caiu 11,4% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de 158 para 140. Para o município de Bento Gonçalves, o aumento, em relação ao ano passado, chega a 300%. Em 2019, não houve registro do crime no primeiro mês do ano, enquanto que neste ano a cidade já registrou três homicídios. Mas, os números podem piorar se analisarmos o número de vítimas de homicídios, em Bento. Somente em janeiro, sete pessoas morreram por causa de crimes contra a vida. Esse número isolado aponta um salto de 700%, em relação ao mesmo mês do ano passado.

Roubos de veículos têm queda
Um dos crimes que a cidade de Bento Gonçalves acompanha a redução no RS é nos roubos de veículos. O Estado segue alcançando marcas inéditas. O primeiro mês de 2021 teve 358 menos ocorrências do tipo na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O número de casos baixou de 902 em janeiro de 2020 para 544 neste ano – uma retração de 39,7% e o menor total para o mês em toda a série de contabilização, iniciada em 2002.
Bento Gonçalves apresentou uma queda ainda superior, quando olhamos para o número percentual, uma redução de 60%. Em 2020, o mês de janeiro registrou 5 casos, enquanto que nesse ano houve, apenas, 2 casos. Com o retorno praticamente integral da movimentação nos municípios, após o período de restrições para frear a disseminação da Covid-19, o resultado de janeiro tem quase nenhuma relação com a pandemia.
Um dos fatores com forte influência na baixa dos roubos de veículo é a constante ampliação dos sistemas de videomonitoramento e cercamento eletrônico no Estado. Atualmente, há 253 municípios entre os que contam com o serviço ou estão em fase de implantação.

Furtos reduzem
Os números que mais chamam a atenção, são sobre a queda nos furtos na cidade de Bento Gonçalves. No primeiro mês de 2021, foram registradas 38 ocorrências desse tipo de crime, enquanto que no ano passado, foram 64, uma redução de 40,63%.
Os furtos de veículos também apresentaram redução, de 22,22%. Neste ano foram registrados 7 casos desse crime, já em 2020, foram 9 registros.

Alta expressiva
Na abertura da matéria pôde-se observar um aumento nos casos de homicídios, em Bento Gonçalves. Na esteira desse aumento, os registros envolvendo delitos relacionados com armas de fogo e munições teve aumento expressivo de 300%. Em 2019, foram registradas apenas 3 ocorrências do gênero. Já em 2020, foram 12 registros.
Apesar da alta, um dos crimes mais comuns que utiliza arma de fogo é o roubo. Neste quesito, Bento Gonçalves apresentou leve queda na comparação entre os meses de janeiro desse ano com 2020. Ano passado foram 9 registros, já em 2021, foram 7 casos. Uma queda de 22,22%.

Golpes
O estelionato precisa de um olhar mais atento das políticas de segurança. Apesar de ser considerado um crime de baixa periculosidade, dificilmente resultando em cadeia aos criminosos, causa grandes prejuízos às vítimas. Este tipo de crime teve aumento de 117,14%. Ano passado, no mês de janeiro, foram 35 registros, enquanto que nesse ano foram 76. Esse tipo de crime está diretamente ligado à pandemia.
Os criminosos se especializaram bastante ao longo dos últimos meses, em especial, nos estelionatos virtuais. Uma particularidade do crime de estelionato é que, necessariamente, para que o crime ocorra é preciso ter vontade da vítima em sofrer o golpe, geralmente, financeiro.

Posse e tráfico
O pior crime, maior influenciador de mortes em todo o país, é o tráfico de entorpecentes. Bento Gonçalves vem sofrendo com guerra de facções que fazem os índices de criminalidade quebrarem recordes ano após ano. E os registros de crimes de tráfico também apresentaram aumento nesse início de 2021. Foram registrados 18 casos, já no ano passado, foram 13. De forma percentual, esses números representam um aumento de 38,46%.
Por outro lado, a posse de entorpecentes teve redução de 35,29%. Com registro de 11 casos nesse ano e 17 casos em janeiro de 2020.