Bento Gonçalves tem apenas 18% da população vacinada contra o coronavírus

2015-04-10_190211

RS está com maior percentual de vacinados entre todos os estados do Brasil: 15,84%

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas, até o momento, o total de 21.703 doses, no primeiro estágio de vacinação. O número representa 18% da população da cidade imunizada, em primeira dose, contra a Covid-19. Porém, apenas 7.270 pessoas foram imunizadas com a segunda dose, o número representa apenas 6% da população. Até o momento, o município recebeu 30.520 doses e aplicou um total de 28.973.

Os números de Bento Gonçalves ultrapassam os indicadores do Brasil (11,79% em primeira dose e 3,84% tomaram a segunda dose) e do Rio Grande do Sul (15,84% em primeira dose e 3,75% tomaram a segunda dose). Na semana passada foram vacinados todos os profissionais da segurança, com primeira dose. Já foram imunizados os grupos de indígenas, profissionais da saúde e idosos até 65 anos, em Bento Gonçalves. Nos próximos dias, devem entrar na fila das vacinas as pessoas com comodidades estabelecidas pelo Plano Nacional de Vacinação.

Dobro de mortos
O número de mortos da pandemia poderá mais do que dobrar no segundo semestre no Brasil, se a vacinação continuar no ritmo atual. No entanto, se 50% da população brasileira for vacinada contra Covid-19 até junho, 150 mil mortes poderão ser evitadas, assim como uma terceira onda.

Os dados são de uma projeção realizada por meio de um modelo matemático, testado com sucesso na primeira onda em São Paulo e que teve a metodologia publicada na revista Nature Communications, com ampla repercussão.

Até agora, apenas 2,6% da população receberam as duas doses da vacina, segundo o MonitoraCovid-19/Fiocruz. Mantida essa velocidade, levará cerca de quatro anos e meio ou 1.732 dias até que toda a população receba as duas doses e seja imunizada.

No ritmo atual de vacinação, os 50% só serão atingidos em 2024 e o coronavírus vai continuar a provocar uma nova matança por dia. De acordo com o estudo, no cenário atual, o país terá uma média móvel de 2.900 mortes diárias no fim de abril. Serão 640 mil brasileiros mortos até o fim do outubro, mantido o ritmo lento.

Novembro
Mantida a média de 39,3 mil aplicações diárias registradas em abril no Estado, limitadas principalmente pela escassez de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, a imunização dos 5 milhões de integrantes dos grupos prioritários no RS só seria concluída em pouco mais de seis meses e meio — no início de novembro.

Essas pessoas demandam 10,1 milhões de doses para completar o esquema vacinal com duas aplicações. Até essa quarta-feira (14), foram injetadas 2,2 milhões e ainda faltavam chegar 7,9 milhões aos braços da população. Cronogramas iniciais do Ministério da Saúde indicavam que todo esse volume poderia estar disponível em maio, mas na prática isso não tem se confirmado em razão de sucessivas reduções no cronograma de envio dos imunizantes.

O ritmo de abril é apenas 4% superior ao verificado em março, e muito abaixo do que o Rio Grande do Sul deveria estar aplicando com base em promessas feitas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O ministro projetou que o país vacinaria um milhão de pessoas por dia em abril.

Próximo grupo
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou nesta semana que, assim que os municípios terminarem de vacinar pessoas com 60 anos ou mais contra a Covid-19, eles poderão iniciar a imunização de adultos de 18 a 59 anos que tenham alguma comorbidade. Não há, porém, previsão de remessa de novas doses para a ampliação a este grupo.

A estimativa é que o Rio Grande do Sul tenha 1.150.997 pessoas com pelo menos alguma das doenças crônicas, como diabetes,hipertensão arterial ou pulmonar, entre outras.

Campanha vacinação em Bento
Nesta sexta-feira (16), segue o agendamento da imunização de idosos a partir de 64 anos e profissionais da saúde que não conseguiram comparecer ao drive-thru de vacinação na Fundaparque. O agendamento deve ser realizado pelo telefone 3771-4250, das 10h às 17h. A imunização desse público teve início na quinta-feira (15), e segue hoje (16), no Espaço de Saúde do Idoso, localizado na rua Giovani Girardi, 206, bairro Progresso.

Para os profissionais da saúde é obrigatório ter o cartão do SUS e o cadastro no sistema da Prefeitura Municipal. Para a aplicação da vacina é obrigatória a apresentação da carteira/registro profissional ou a comprovação de vínculo de trabalho na área da saúde.