Bento Gonçalves registra taxa de 27,8 % de reprovação dos alunos do Ensino Médio

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De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais – Inep o Rio Grande do Sul tem a maior taxa de reprovação do Ensino Médio no País, é possível perceber um cenário bem semelhante em Bento Gonçalves.

Reprovações nas Escolas públicas de Ensino Médio
A taxa de repetência registrada nas escolas públicas do Rio Grande do Sul é de 22,5%, número bem superior à média nacional é de 11,5%.
De acordo com dados fornecidos pela Coordenadoria Regional de Educação de Bento Gonçalves – CRE 16, dos 1910 alunos matriculados regularmente até o final do ano de 2018, 531 reprovaram o que caracteriza o percentual de 27,80% de reprovação.
O Coordenador do CRE 16, Leonir Olimpio Razador, em análise aos dados que demonstram que os maiores números de reprovação concentram-se no primeiro ano do Ensino Médio, progredindo para melhores resultados nos dois anos subsequentes, afirma que: “Entendemos que o primeiro ano é a etapa de transição do Ensino Fundamental para o médio. Busca-se, portanto a qualificação da chegada dos anos finais do fundamental para haver uma melhoria de desempenho no Ensino Médio ” .

Evasão Escolar
No Rio Grande do Sul, 7,4% dos alunos desistem de estudar, em Bento Gonçalves o percentual é de 4,97%.
A evasão ou abandono escolar é caracterizado pelo ato de abandono das salas de aulas, por qualquer que seja o motivo o aluno passa a não mais frequentar a instituição de ensino, muitas vezes inclusive, o motivo do abandono pode ser a repetência em ano anterior, o que acaba fazendo com que o aluno não se matricule no ano subsequente.

Mudanças Importantes
Os números e percentuais são altos e merecem atenção, neste sentido estão sendo realizadas ações com o objetivo de reduzir as taxas de reprovação e evasão escolar.
De acordo com o Coordenador Leonir, durante este ano, está ocorrendo um processo de formação continuada de professores, baseada na proposta do Novo Ensino Médio, que está em fase experimental em 10 Escolas da Região Escolar que compreende 25 Municípios vizinhos, visando à implantação efetiva a partir de 2020.
Em Bento Gonçalves, duas escolas fazem parte do projeto piloto o Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro e o Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles.
As ações realizadas nas escolas piloto estão sendo voltadas principalmente à formação dos docentes. De acordo com a assessora pedagógica Verônica Borges dos Santos também estão sendo realizadas ações de escuta dos jovens, docentes e pais de alunos com o objetivo de identificar necessidades e aspirações dos mesmos para a efetivação dos recursos do Novo Ensino Médio.
O professor Leonir enfatiza que o Referencial Curricular gaúcho já age no sentido de priorizar a formação de professores e uma valorização da territorialidade, tornando assim o processo pedagógico mais contextualizado e possivelmente, mais significativo para o aluno.

Novo Ensino Médio – Lei 13.415/2017
A Lei do Novo Ensino médio é a nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e passou a definir uma nova organização curricular, que abrange uma Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e oferta aos alunos à possibilidade de escolher qual itinerário formativo seguirão, com foco específico na área de conhecimento e na formação técnica e profissional.
A escolha do itinerário formativo é feita pelos alunos, que poderão decidir que caminho seguir, a partir de conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho.
As áreas de conhecimento que os alunos poderão escolher serão: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas além da formação técnica e profissional – FTP ou até mesmo duas ou mais áreas de conhecimento somadas a FTP.
As Instituições poderão escolher quais os itinerários formativos irão ofertar, considerando a opinião e aspirações da comunidade escolar, para esta definição que estão sendo ouvidos os alunos, docente e pais das escolas piloto em Bento Gonçalves.
O maior objetivo da mudança é a garantia de educação de qualidade aos estudantes brasileiros, aproximando a realidade do dia a dia ás escolas, sendo considerados os novos movimentos sociais e do mundo de trabalho.
Os estudantes terão acesso a todos os conhecimentos necessários direcionados para a vida em sociedade, além de saírem do ensino médio mais preparados para o mercado de trabalho.