Bento Gonçalves pretende imunizar 32.881 pessoas dos principais grupos de risco

2015-04-10_190211

Nesta quarta-feira (10), inicia-se a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza). Em um primeiro momento, entre os dias 10 e 18 de abril, a imunização será direcionada para crianças e gestantes, público que teve a menos adesão à imunização no estado em 2018. O dia D, sábado em que todos os postos estarão abertos para a aplicação da vacina está marcado para o dia 04 de maio.
Neste ano, a campanha foi antecipada. De acordo com a vigilância epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), o laboratório que produz a vacina adiantou-se na fabricação da medicação.
Além da antecipação das vacinas, em 2019 a campanha terá uma semana a mais para a imunização exclusiva de crianças e gestantes, que forma os grupos que atingiram menor cobertura vacinal de influenza nos últimos anos. A meta é vacinar 90% do público-alvo e, em 2018, as crianças chegaram a apenas 67% de cobertura vacinal no Estado, enquanto que 75% das gestantes gaúchas foram imunizadas.
Segundo a Cevs, quanto aos mitos e dúvidas, é importante esclarecer que a vacina oferecida gratuitamente pelo governo, a trivalente, tem a mesma eficácia da vendida pela rede privada, a tetravalente. Na rede pública, a vacina tem dois tipos do vírus influenza A, o H1N1 e o H3N2, e um vírus do tipo B. A vacina tetravalente só acrescenta um vírus a mais do B nas é idêntico ao da trivalente. Esta composição foi determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de acordo com a análise dos vírus que mais circularam no inverno anterior, por isso, a importância da vacinação todos os anos, pois o vírus passa por transformações ao longo do tempo.
Mesmo que as crianças estejam apresentando algum tipo de problema leve no quadro respiratório, a orientação do Cevs é que elas sejam levadas para serem imunizadas. A restrição é apenas se o indivíduo apresentar febre.
Pais e responsáveis também devem ficar atentos a faixa etária de vacinação das crianças. A partir deste ano, crianças com seis meses até menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) estão incluídos na campanha. Anteriormente, a imunização era válida somente até menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Como a vacinação de rotina também apresenta falhas, a orientação é que a carteira de vacina seja conferida na hora da imunização da gripe.
Segundo a Secretaria da Saúde de Bento Gonçalves, os grupos prioritários em 2019 somam 30 mil pessoas. Na última segunda-feira (08), equipes da secretaria estiveram em Caxias do Sul, para pegar as primeiras 25 mil vacinas. Em 2018, foram vacinadas 22.137 pessoas, ou seja 83,77% da meta estabelecida.
As vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade. Na Unidade Básica de Saúde, o horário de aplicação da vacina é das 7h30min às 11h30min. e das 13h30min. às 17h30min. A orientação para quem vai procurar os postos dos bairros é que telefone antes para confirmar os horários de atendimento.

 

A meta é vacinar 90% do público-alvo. Em 2018, as crianças chegaram a apenas 67% de cobertura vacinal no Estado, enquanto que 75% das gestantes gaúchas foram imunizadas