Bento Gonçalves não tem horto municipal há quase uma década

2015-04-10_190211

Segundo a assessoria de comunicação, há um projeto de horto para a cidade, mas ainda não pode ser divulgado

Hortos municipais são hortas mantidas pelos municípios que fornecem mudas e demais plantas para serem usadas na arborização e embelezamento das cidades, além de eventuais doações para a população. A iniciativa barateia os custos, já que o município não precisa comprar, e sim só manter o cultivo.
Diversas cidades brasileiras possuem hortos, inclusive em algumas há excursões de turismo, como em Curitiba, onde estudantes frequentemente vão para conhecer o local, e mudas são oferecidas para eles levarem para casa.
Bento Gonçalves, entretanto não possui um horto, diferente de cidades próximas, como Caxias do Sul e Farroupilha. Garibaldi, outra cidade vizinha, também não tem horto, porém tem uma iniciativa entre a Secretaria de Educação e os colégios que incentiva hortas escolares.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bento Gonçalves, o município teve um viveiro municipal, que funcionou por cerca de quatro anos e depois foi extinto devido à construção da empresa Concresul, na Linha Pedro Salgado.
Há vinte anos, depois da extinção do viveiro, foi criado o Horto Municipal, durante a gestão de Darcy Pozza, na qual Dorval Brandelli era o Secretário de Agricultura. Ele funcionava onde atualmente está a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O horto tinha a produção de mudas e árvores nativas com o objetivo de abastecer as escolas da rede municipal. Ainda, segundo a Assessoria, assim que começaram as obras da UPA, em meados de 2010, o horto deixou de existir.
Questionada se há algum projeto para que Bento Gonçalves volte a ter um horto municipal, a Assessoria informou que em abril deste ano foi encaminhado um projeto ao Ministério Público Federal, visando angariar verbas para construção de um novo viveiro e espaço para a compostagem de galhos das podas realizadas no município, e que ele está em trâmite para a aprovação, mas que ainda não pode divulgar nenhum detalhe.

Municípios onde os Hortos Municipais funcionam
Em Caxias do Sul, o Horto Municipal da cidade funciona desde 1949. Mesmo com as troca de administração da Prefeitura, o Horto nunca parou de funcionar. O espaço, que fica em Ana Rech, é administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA).
De acordo com o departamento, o Horto Municipal da cidade produz mudas de hortaliça para hortas comunitárias, mudas de flores e plantas ornamentais para paisagismo e embelezamento de praças e jardins do município e interior, além de atender as solicitações de entidades públicas, como as escolas. A produção em 2016 chegou a 252.977 mudas. A principal produção é de flores, como amor-perfeito, boca de leão, flor de mel.
Recentemente, o local foi ampliado com a construção de novas estufas e área de convivência, permitindo o aumento da produção de plantas. A previsão da Secretaria é de que em breve o horto comece a produzir mudas de árvores frutíferas nativas e outras plantas para arborização urbana. O horto de Caxias não realiza venda, nem doações de mudas para particulares.
O Horto de Farroupilha é mais recente. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, responsável pela administração do local, ele tem cerca de trinta anos. Localizado no Bairro Nova Vicenza, o horto produz flores e armazena doações de mudas que são de compensação de licenças e multas.
O local conta a com infraestrutura de uma estufa e maquinários apropriados (pás, enxadas, tesouras, etc). Os colaboradores que operam lá também operam nos serviços de podas e jardinagem. De acordo com a Secretaria, são feitas sazonalmente campanhas de distribuição para a população para evitar que as mudas estraguem e também para aumentar o fluxo de plantio. Como o de Caxias, o Horto fornece plantas e mudas para o paisagismo da cidade.
Em Garibaldi há um projeto da Secretaria da Educação que mantém hortas em escolas da cidade. Em 2016, segundo a coordenadora do programa Cláudia Schneider Maffei, do Setor Ambiental, foram visitadas 21 escolas e instituições de ensino municipais e estaduais de ensino fundamental e médio, das quais 57% possuem horta escolar. Algumas dessas hortas cultivam hortaliças, outras possuem apenas canteiro de ervas medicinais ou temperos. Mas todas utilizam o que produzem na merenda escolar.
A Secretaria coordena a troca de mudas entre as escolas e fornece terra e adubo, se necessários, mobilizando outras secretarias. Quem cuida das hortas são os colaboradores das escolas. A principal vantagem do projeto, de acordo com Cláudia é a de “estimular uma alimentação saudável nas crianças, além de incentivar a produção e preparação do próprio alimento”. No decorrer deste ano, a iniciativa se estenderá para 33 escolas, incluindo as de educação infantil municipais e particulares.