Bento Gonçalves inicia vacinação contra a gripe

2015-04-10_190211

A campanha coincide com a imunização contra a Covid-19

Começa nesta segunda-feira (12), a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em Bento Gonçalves. O público-alvo na primeira etapa é estimado em 14 mil pessoas, e a meta da Secretaria da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. A campanha se estenderá até 9 de julho.

Os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas, de forma escalonada. Nesta primeira fase, que segue até 10 de maio, a vacina será oferecida para crianças de 6 meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas e povos indígenas. Posteriormente, ainda nesta etapa, serão imunizados os profissionais da saúde. A imunização será realizada no Centro de Referência Materno Infantil, Unidade Central e Unidade Básica de Saúde São Roque.

É necessário apresentar a carteira de vacinação. A campanha de vacinação contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente.

Quem deve tomar a vacina da gripe?
No ano passado, adultos de 55 a 59 anos foram incluídos entre o público-alvo. Mas, em 2021, eles deixaram de integrar os grupos prioritários. As doses serão oferecidas para idosos com mais de 60 anos e a outras turmas. Confira a lista completa de quem que pode se vacinar gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS):

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade
Gestantes e puérperas
Povos indígenas
Trabalhadores da saúde
Idosos com 60 anos ou mais
Professores das escolas públicas e privadas
Indivíduos com deficiência permanente
Profissionais das forças de segurança e salvamento (bombeiros, policiais…)
Forças armadas
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade

Posso tomar a vacina da gripe junto com a da Covid-19?
Devido à falta de estudos investigando os efeitos das interações entre os dois imunizantes, por ora o Ministério da Saúde sugere que não sejam aplicados simultaneamente.

A orientação do governo é que, caso a data de receber as duas vacinas coincida, a do Sars-CoV-2 seja priorizada e o paciente agende o dia de receber a da gripe com um intervalo mínimo de duas semanas. Esse agendamento ficará por conta da gestão de cada cidade.

Por outro lado, não há qualquer restrição em receber a vacina da gripe junto a outros imunizantes que não o da Covid-19.

Cronograma:
1ª etapa – de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas e povos indígenas. Posteriormente serão imunizados os trabalhadores da saúde
2ª etapa – de 11 de maio a 8 de junho: idosos com 60 anos ou mais e professores.
3ª etapa – de 9 de junho a 9 de julho: pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e do exército, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Onde se vacinar:
UBS Central – Rua José Mário Mônaco, 131
Atendimento: segunda a sexta das 7h30 às 11h30 | 13h30 às 17h30

Centro de Referência Materno Infantil – CRMI – Rua Dr. Casagrande, 228
Atendimento: 7h30 às 11h30 | 13h30 às 17h30

UBS São Roque – Rua Arlindo Franklin Barbosa, 251
Atendimento: segunda a sexta das 7h30 às 11h30 | 13h30 às 17h30