Bento Gonçalves envolvida em esquema de fraude do Detran

2015-04-10_190211

A investigação que aponta quase mil procedimentos realizados no sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) em horários noturnos e fins de semana, principalmente para inclusão, alteração e transferência de veículos automotores vem tendo desdobramentos. Nesta semana a polícia Civil divulgou que o esquema de fraude na documentação atinge veículos emplacados em Bento Gonçalves.. A Polícia Civil estima um prejuízo de aproximadamente R$ 450 mil em pagamentos que deixaram de ser efetuados ao Detran.
Foram detectadas operações no sistema informatizado fora de horário de expediente, envolvendo alterações em cadastros de veículos , levando a Polícia Civil a investigar e detectar a fraude. Dois investigados na operação usaram senhas de um servidor público alterando documentação de 322 carros no Estado.
Estão sendo realizados mandados de busca e apreensão em oito cidade do estado, inclusive em Bento Gonçalves afim de desmantelar o esquema fraudulento.

Entenda o caso
Uma auditoria interna do Detran identificou dois suspeitos, por meio dos endereços dos computadores em que a senha do servidor foi usada. 955 operações foram acessadas fora do horário habitual, no sistema Gerenciamento de Informações do Detran-RS (GID), que reúne dados cadastrais de veículos.
Ao fraudar informações como o nome do proprietário, a existência de multas ou numeração do chassi e do Renavam, os suspeitos conseguiam evitar determinados pagamentos ao órgão público. Até mesmo carros em nome de pessoas mortas foram transferidos de forma irregular.
Segundo a Polícia Civil, documentos, veículos e arma foram apreendidos. As irregularidades envolvem, até o momento, cerca de 322 placas, havendo a inclusão, alteração e transferência de veículos. Mais de R$ 450 mil em pagamentos deixaram de ser efetuados ao Detran, a título de infrações, seguro DPVAT, licenciamentos e IPVA.

Suspeitos
Até o momento três suspeitos foram presos e um é considerado foragido. O Detran identificou, por meio dos endereços dos computadores em que a senha do servidor foi usada por dois suspeitos. Um deles já foi credenciado do Detran, atuava em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), e acabou desligado justamente por fazer inserção de dados falsos no sistema. O servidor, cuja senha foi usada, não teria participação no esquema. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados pela Polícia Civil.

Como eram feitas as alterações nos registros
Como faziam uso de uma senha ativa, se eles mexessem no sistema em horário de expediente, derrubariam o acesso do funcionário do Detran e isso chamaria a atenção. Então, eles só realizavam operações à noite e em finais de semana e feriados.

O que era alterado
De acordo com os delegados André Lobo Anicet, Marcus Vinícius Viafore e Max Otto Ritter, a investigação aponta para diversas alterações fraudulentas, como mudanças de proprietários, alterações de endereços de entrega dos documentos veiculares, mudanças de numerações de chassis, reativações de veículos baixados, alterações de números de motor e Renavam, liberações para uso de diesel, liberações de restrições administrativas, transferências de veículos de pessoas falecidas, alterações de multas, seguro DPVAT, licenciamentos e IPVA.

Veículos modificados
Os automóveis que sofreram modificações estão com restrição administrativa feita pelo Detran. Desta forma eles não podem ser negociados. A investigação da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (Deat), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), ainda vai verificar se proprietários destes veículos também tiveram benefícios.