Bento Gonçalves de volta a Bandeira Laranja

2015-04-10_190211

Na gangorra da troca de bandeiras do modelo de distanciamento controlado do governo do Estado, a macrorregião que tem Caxias do Sul como referência acabou deixando a cor vermelha e voltando à cor laranja, de risco médio no contágio pelo novo coronavírus. O governador do Estado, Eduardo Leite, anunciou na tarde de segunda-feira, 6 de julho, por meio de uma transmissão ao vivo, que a região de Caxias do Sul, englobando Bento Gonçalves, ficará na bandeira laranja durante a nova rodada do Distanciamento Controlado, ou seja, risco médio para contaminação do coronavírus.  Com a atualização, os municípios da região permanecem com as restrições mais brandas. Além da Serra, as regiões de Erechim, Passo Fundo e Taquara voltam para a bandeira laranja. Palmeira das Missões e Pelotas ficam na bandeira vermelha.
Conforme o governado do RS, Eduardo Leite, a região Caxias do Sul aumentou a disponibilidade de leitos, mas também a internação de pacientes Covid – de 40 para 59.

Durante sua explanação, Leite disse que a intenção é reduzir o tempo de restrições nas próximas rodadas. “Nos últimos 15 dias, passamos pelo momento mais difícil, mais sensível, pelo aumento constante e persistente de internações em leitos de UTI pelo coronavírus (na Região Metropolitana)”, disse. No entanto, o governador fez um alerta à população, para manter os cuidados e diminuir o avanço da contaminação pelo vírus. “Vejam que a curva do Rio Grande do Sul é substancialmente melhor do que se apura no Paraná e em Santa Catarina. É uma trajetória exitosa, mas precisa da colaboração de cada gaúcho e cada gaúcha. Nós não podemos relaxar, não podemos baixar a guarda, neste momento em que observamos o aumento de casos em várias regiões”, disse.

Durante o final de semana, o Governo recebeu 37 pedidos de reconsideração, após o anúncio feito na sexta-feira, 4 de julho, que colocou metade do Estado em bandeira vermelha. Com a atualização, em comparação com o mapa preliminar anunciado na sexta-feira, 4 de julho, o número de regiões do Estado com bandeira vermelha cai de 10 para seis. Ainda assim, essas regiões possuem mais da metade da população do Estado. No caso de Caxias, o fator preponderante para que a região voltasse à bandeira laranja foi o aumento substancial no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A região tinha 36 leitos livres e agora tem mais de 80. Além disso, houve redução na quantidade de mortes decorrentes da doença. Foram 12 na semana passada, quatro a menos do que na semana anterior quando foram 16.
– Embora a região tenha observado, e é importante ser ressaltado, teve aumento de internações do patamar de 40 leitos (de UTI) ocupados por covid na região para 60 ou 66. É preocupante – alertou o governador Eduardo Leite em transmissão ao vivo pela internet. O alerta está mantido para que a região não tenha aumento de contágio além da oferta de leitos.