Bento Gonçalves cumpre plano de mobilidade urbana, mas não se cadastra em projeto do Governo Federal

2015-04-10_190211

Segundo a assessoria de comunicação do Ministério das Cidades, até esta quinta-feira, dia 31, o município ainda não havia realizado o cadastro no plano do governo federal

Até abril de 2019, cidades com população superior a 20 mil habitantes devem ter um plano de mobilidade urbana. As prefeituras que não tiverem planos em abril de 2019 não poderão contar com financiamento desse programa para melhorar sua mobilidade. De acordo com o Secretário de Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, o plano de mobilidade urbana está em vigor desde 29 de outubro de 2015.
Mas, ao consultar Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, em Brasília, foi confirmado que o município ainda não realizou cadastro algum no projeto do governo federal (Avançar Cidades), ao contrário do que foi afirmado por Lucatelli.
O secretário disse, no entanto, que o município busca melhorar o fluxo do trânsito na cidade. “Estamos buscando junto ao Ministério dos Transportes recursos para investir em ciclovias, ciclofaixas, pavimentações, calçadas, iluminação, entre outros”, afirma. Lucatelli comentou também sobre as últimas modificações no trânsito de Bento Gonçalves.
“Essas mudanças eram necessárias, até porque foram aprovadas pelos usuários após sua execução, demonstrando que foram salutares para o fluxo. Eram solicitações antigas da população e dos usuários das vias em questão. Estamos realizando estudos em outros locais e ainda teremos mais mudanças”, garante.
Ainda segundo Lucatelli, em 2018 deve ser feita a ciclovia Zona Norte até Zona Sul, além da continuação da abertura da rua José Giordani com a BR 470 e a criação de novos binários.

O programa Avançar Cidades
Para os municípios com 100 mil a 250 mil habitantes, cujo plano de mobilidade é mais complexo, é possível aderir ao Avançar Cidades, solicitando recursos para sua elaboração. Lançado em 12 de junho de 2017, o cadastramento dos municípios para o programa começou em 27 de julho e já foram recebidas, até a última terça-feira (22), 560 inscrições de cartas-consulta, que totalizam uma demanda de valor de investimento R$1,7 bilhão. A pasta informou que destas, 153 (que totalizam R$ 958 milhões) tiveram o seu preenchimento concluído e estão em processo de análise.
Esse número de propostas contempla os 5.460 municípios com população inferior a 250 mil habitantes. Na faixa dos municípios com população entre 100 e 250 mil habitantes, que é composta por 200 cidades, foram inscritas 41 propostas, das quais 20 tiveram o seu preenchimento concluído e estão em processo de análise.
Dessas, apenas sete contemplam a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Segundo nota da Semob, os demais municípios informaram que já possuem ou já estão elaborando o Plano de Mobilidade Urbana.