Bento Gonçalves chega ao 30º homicídio do ano, o mais violento já registrado na história do município

2015-04-10_190211

Desde 2013, o percentual de casos de assassinatos cresceu 56,6% O recorde de assassinatos foi no mês do setembro, quando nove pessoas foram mortas

Bento Gonçalves já registra, segundo a Brigada Militar, o maior número de homicídios em sua história- 30 – em contagem feita até esta segunda-feira (04). O número cresceu 56,6% desde 2013, quando 17 pessoas foram assassinadas. Os casos foram aumentando anualmente. Em 2014, foram 20 homicídios, em 2015, 25, e em 2016, 26.

Números alarmantes
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública um levantamento sobre a violência no país, que foi divulgado em Julho. Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, Bento Gonçalves está entre as cidades mais violentas, sendo o 84ª município com menos assassinatos. De acordo com o ranking, a terra do vinho tem 113.287 habitantes e, em 2015, foram 23 homicídios, que resultam em uma taxa de 20,3. Para se ter uma ideia, São Paulo teve uma colocação melhor que Bento, ficando em 67º lugar. A taxa de homicídio da metrópole foi de 17,3 assassinatos a cada cem mil habitantes. Porém, Bento se saiu melhor que Rio Grande (23,6); Caxias do Sul (24,2); Passo Fundo (26,4); Porto Alegre (46,6), entre outras.

Casos de homicídio em 2017
1º (19 de janeiro) – Rafael dos Santos Coelho, 28 anos.
Vítima de homicídio na Rua Miguel Gaieski, no bairro Fenavinho. Coelho e a esposa dele, Gabriela dos Santos, de 29 anos, estavam em um veículo Volkswagen Bora, deixando uma mãe de santo no local, quando foram atingidos por tiros efetuados por dois indivíduos. Gabriela foi atingida no braço. Coelho possuía antecedentes por tráfico de drogas, receptação, associação criminosa e lesão corporal. Ele estava em liberdade provisória desde 3 de novembro de 2016.
2º (18 de fevereiro) – João Carlos Bublitz, de 19 anos, foi morto a tiros, sendo atingido no tórax e na cabeça em uma escadaria na Rua Balduíno Alegretti, no bairro Municipal. Dois jovens, de 19 e 21 anos envolvidos no crime foram presos em abril.
3º (7 de março) – Jocelito da Silva Santos, de 36 anos, morreu ao ser atingido por cinco tiros na Rua João Stefenon, no bairro Santa Marta. A vítima estava em seu veículo, um Siena, aguardando para retornar ao seu local de trabalho, quando foi alvejado. Ele foi encontrado no banco do carona. Santos trabalhava em uma metalúrgica como pintor.
4º (23 de março) – Edemar da Rosa Silva, 26 anos.
Edemar foi esfaqueado no dia 18 de março, na Rua Lajeadense, no bairro Municipal. Ele foi resgatado com vida, mas morreu cinco dias depois, no hospital. O jovem foi atingido por uma pessoa em um bar, que desferiu golpes de faca no tórax, nos braços e nas pernas de Silva.
5º (23 de março) – Giordan Ribeiro Costa de Oliveira , 20 anos.
Giordan foi alvejado com tiros na cabeça em 21 de março, no bairro Juventude, mas morreu em 23 de março, depois de ficar internado três dias no hospital.
6º (25 de março) – Rudimar Mattei, de 50 anos, foi morto a tiros na Linha KM2, em Tuiuty. Natural de Roca Sales, Mattei visitava amigos, quando foi atingido por diversos disparos nas costas. Os autores dos disparos fugiram em direção à BR-470.
7º (15 de abril) – Jonas Reginaldo da Silva, de 31 anos, foi morto a tiros na Rua Antônio Luiz Somensi, no bairro Vila Nova 3. O jovem estava em seu veículo, um automóvel GM Blazer, na companhia de um amigo, de 23 anos, que ficou ferido. Silva era irmão de Jéferson Reginaldo da Silva, conhecido como Kike Jé, de 26 anos, assassinado em maio de 2016.
8º (14 de maio) – Paulo Roberto Dorneles Machado, de 28 anos, foi morto a tiros no porão de uma residência, na Travessa São Jorge, no bairro Juventude. A vítima foi alvejada por mais de cinco disparos por um homem que fugiu a pé. Dornelles foi vítima de tentativa de homicídio em 2015, depois de ter sido atingido por quatro disparos próximo ao local de sua morte. Ele tinha antecedentes por tráfico de drogas e receptação.
9º (15 de maio) – Everson Diego do Nascimento, de 21 anos morreu depois de ficar doze dias internado no Hospital Tacchini. O jovem foi baleado em 3 de maio, na Rua Caxias do Sul, no bairro Municipal. A vítima possuía inúmeros antecedentes criminais.
10º (27 de maio) – Lairton Midzeieski, 28 anos.
Lairton foi morto a tiros. O corpo da vítima foi encontrado na esquina das Ruas Fiorelo Baú e Caxias do Sul, entre os bairros Municipal e Glória.
11º (27 de maio) – Matheus Machado de Mello, de 17 anos, chegou em frente a uma lancheria, na Rua Luis Pedro de Marco, no Bairro Conceição, pedindo socorro. Ele não resistiu aos ferimentos de arma de fogo e morreu no local.
12ª (15 de julho) – Édson Rocha de Souza, de 26 anos, conhecido como “Neguinho” foi morto a facadas, na Rua Adelaide Basso Pasquali, no bairro Tancredo Neves. A vítima, ferida no pescoço, tinha antecendentes por furtos e roubo.
13º (3 de agosto) – José de Alencar Soares de Oliveira, 50 anos.
O homem foi assassinado na Rua Olívio Pelinser, no bairro Vila Nova 2. Natural de Humaitá e mais conhecido por Alencar, o músico chegava em casa em um veículo quando foi atingido por quatro disparos. Os suspeitos fugiram do local.
14º (3 de agosto) – William Junqueira da Silva, de 29 anos, foi vítima de homicídio, na Rua Nunciante Antinolfi, no bairro Municipal. Testemunhas dizem que os disparos que atingiram o jovem foram efetuados por pessoas que estavam em um veículo escuro. Horas depois, um automóvel que estava em situação de furto e que estaria envolvido com o homicídio foi encontrado incendiado no bairro Pomarosa.
15º (6 de agosto) – Aparecida de Fátima Marin Bittencourt, 44 anos.
Foi encontrada morta no seu apartamento dois dias depois de ter sido morta a facadas, no quinto andar de um edifício na Rua Góes Monteiro, no bairro São Francisco. A acusada do homicídio foi a irmã, Ana Paula Bittencourt, que foi presa alguns dias depois. Ela informou que teria matado a irmã depois de uma discussão entre as duas.
16º (27 de agosto)– Rodogério da Silva Rodrigues
O homem, de 29 anos, foi morto com uma machadada na cabeça depois de uma discussão, na Rua Giovanni Menegotto, no bairro São Roque. Na briga, o acusado do homicídio foi esfaqueado no abdômen.
17º (03 de setembro)- Mara Regina Gonçalves Teixeira, de 39 anos. Foi encontrada morta em um terreno baldio na Rua Livramento, no bairro Juventude. Ela era natural de Bagé e vivia como andarilha. Foi morta à facadas no tórax, abdômen, garganta e nas costas.
18º (10 de setembro) – Mateus Alves, de 23 anos, morreu depois de ser atingido com um tiro na cabeça, na Rua Ari da Silva, no bairro Eucaliptos. Ele era natural da cidade de Contagem, em Minas Gerais.
19º (17 de setembro)– Daniel Barros de Souza, de 25 anos, foi alvejado com vários tiros, na Rua Ari da Silva, no bairro Eucaliptos. Ele estava em frente a um bar, conversando com dois amigos, quando foi atingido por um indivíduo em uma motocicleta. Natural de Lagoa Vermelha, a vítima tinha vários antecedentes criminais.
20º (20 de setembro)– Leomar Geraldo, de 33 anos, foi morto na Rua Fiorelo Bertuol, no bairro Borgo.
A vítima participava de uma confraternização de trabalho, quando foi alvejado por dez disparos de arma de fogo. Ele foi resgatado com vida, mas não resistiu.
21º (21 de setembro) Isaías Cabral da Luz, de 21 anos (vulgo Xexo), morreu ao ser atingido no torax por um disparo de calibre 12. Ele estava em frente de uma residência localizada na rua Osvaldo Henrique Veríssimo, no bairro Tancredo Neves, quando um veículo Gol escuro se aproximou e um indivíduo efetuou o disparo.
22º (22 de setembro) Leonir Alves da Silva, de 31 anos. Foi assassinado com pelo menos dois tiros em uma praça na Rua Giovani Girardi, no bairro Progresso. O vigilante Nelson dos Santos, de 61 anos, confessou ser o autor dos disparos.
23º (27 de setembro) Gabriel André da Silva Gaieski, de 16 anos, morreu no hospital dois dias depois de ter sido atingido por tiros em um residencial no bairro Ouro Verde. O jovem não tinha antecedentes criminais.
24° (28 de setembro) Nelson Inácio da Silva de 46 anos foi morto com cinco tiros no bar no qual era proprietário, na Rua Lajeadense, no bairro Municipal.
Dois homens encapuzados chegaram no local e efetuaram os disparos e fugiram a pé. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Silva tinha passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. A motivação do crime seria disputa por ponto de drogas.
25º (29 de setembro)– Flávio Rebolho Machado, de 41 anos, foi morto com vários disparos de arma de fogo na rua Arnaldo Audibert, no bairro Vila Nova II. A vítima tinha vários antecedentes policiais.
26º (04 de outubro)– Felipe Soares dos Santos, de 25 anos, foi encontrado morto na Rua Gema Piva dos Santos, no bairro Municipal. O corpo apresentava ferimentos por arma de fogo.
27º (20 de outubro)– Gustavo Guilherme da Rosa Backes, de 18 anos foi baleado na Rua Domingos Peruzzo, no bairro Conceição. Natural de Sapiranga, ele não possuía antecedentes criminais.
28º (19 de novembro)– José Martins de Souza, de 48 anos, foi encontrado morto às margens da BR-470, próximo ao bairro Conceição. A vítima foi encontrada pelo irmão, com ferimentos de arma de fogo no rosto e no abdômen. Souza era usuário de drogas há mais de dez anos e morava em um barranco próximo à cena do crime.
29º (03 de dezembro)– Rogério Federle, de 44 anos, foi morto a tiros na Rua Ludovico André Giovanini, no bairro Aparecida. Ele estava no interior de um veículo Vectra branco, quando foi alvejado na cabeça por um indivíduo que fugiu a pé.
30º (03 de dezembro)– Odair Fernando de Lima, de 42 anos (vulgo Titi) foi encontrado morto por um caminhoneiro em uma via perto da BR-470. Ele estava com um ferimento de arma de fogo na face.