Bento-gonçalvense participa de competição de Highline, em Canela

2015-04-10_190211
Tiago Sarate treina slackline e highline há 5 anos e já passou por diversas cidades praticando o esporte

Nos dias 20 e 21 de janeiro deste ano, acontece a primeira edição do Canela Slack Extreme, na Cascata do Caracol. A competição envolve as modalidades de Highline e Trickline. O atleta bento-gonçalvense, Tiago Sarate, é o representante da cidade na competição. Ele treina slackline e highline há 5 anos e já passou por diversas cidades praticando o esporte, entre elas Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Goiânia, Brasília entre outros. De acordo com ele, o objetivo é realizar a caminhada em menor tempo, treinando muito e usando a meditação para se manter em equilíbrio.
“A questão não é pensar na competição e nem em atravessar a fita, a caminhada acontece por si só quando estamos vazios e não pensamos em nada e em silencio, quando você percebe você já atravessou e sente um sentimento de emoção e conclusão de um desafio, você sorri e se sente feliz, você ganha sem pensar em ganhar, por que todos já são vencedores por estar lá”, afirma.
Sarate tem projetos de slackline na cidade, levando para as escolas e praças, fazendo um movimento público para o esporte. O esporte é desenvolvido sobre uma fita elástica fixada em dois pontos, na qual o atleta deve manter o equilíbrio para percorrer um determinado percurso ou executar manobras.

A competição
A modalidade highline será realizada sobre o vale que fica em frente a cascata em uma fita que terá 125 metros de distância armada a cerca de 120 metros de altura.
Já a modalidade trickline será praticada em fitas fixadas nas árvores do Parque Estadual do Caracol, com foco nas manobras.