Bento-gonçalvense constrói hospital para tratamentos gratuitos da população

2015-04-10_190211
A área, que pertence ao município, havia sido desocupada e seria demolida

O hospital é iniciativa privada, e será levantado através de recursos particulares, quer se tornar referência referência nacional para tratamentos de fissuras labiopalatais

 

O cirurgião-dentista e empresário João Carlos Bordin, natural de Bento Gonçalves, ainda antes de se formar na área de odontologia já tinha o sonho de ajudar pessoas carentes e transformar suas vidas através do sorriso.
Com o passar dos anos, segundo ele, a ideia foi se estruturando e virando realidade, e nos próximos meses Farroupilha estará recebendo o complexo que já nasce grande e pretende ser referência nacional para tratamentos de fissuras labiopalatais, mais conhecidas por lábio leporino.
“O hospital é um sonho há muitos anos. Lá no início era uma um desejo velado, mas vi que podia alcançar muito mais pessoas tornando público, de forma mais consistente”, revela o jovem e entusiasta empresário.
Levando a sério a saúde como um todo, além de cuidar do seu próprio corpo com esmero, João é fisiculturista e estudante de pós-graduação em Nutriendrocrinologia com o famoso médico Lair Ribeiro. Cuidados este que procura estender aos pacientes das três unidades do Instituto Bordin.

O hospital
O hospital é iniciativa privada, e será levantado através de recursos particulares, no bairro Primeiro de Maio, em Farroupilha. A área, que pertencia ao município, havia sido desocupada e seria demolida, no entanto foi aberto um edital de chamamento público para que qualquer empresa pudesse concorrer e disputar o local. A cedência do espaço é por um período de 10 anos, prorrogável para 20 anos.
“O prazo para iniciar a obra é de seis meses, mas, como prazo pessoal, já quero ter concretizado a parte da construção nesse período”, estima Bordin.
O complexo contará com salas cirúrgicas, tanto na área médica quanto odontológica, salas multiuso para as diversas áreas da saúde, hospedagem para famílias de outras localidades, academia, auditório para oficinas e refeitório. A iniciativa irá focar em jovens de 0 a 16 anos, que terão acesso aos serviços. “A ideia é fazer parceria com a universidade para os estágios dos cursos das áreas de saúde serem feitos no complexo”, ressalta Bordin.
O cirurgião-dentista destaca que além de recursos próprios, foi formada uma associação para gestão do hospital. “Assim conseguimos direcionar impostos de pessoas e empresas para manter e desenvolver o hospital”, registra.
Empresas interessadas em contribuir e/ou direcionar seus impostos podem encaminhar um e-mail para receber maiores informações: contato@institutobordin.com.br.

 

Além de recursos próprios, foi formada uma associação para gestão do hospital. “Assim conseguimos direcionar impostos de pessoas e empresas para manter e desenvolver o hospital”, destaca Bordin
O complexo contará com salas cirúrgicas, tanto na área médica quanto odontológica, salas multiuso para as diversas áreas da saúde, hospedagem para famílias de outras localidades, academia, auditório para oficinas e refeitório.
A cedência do espaço, por meio de edital de chamamento público, é de 10 anos, prorrogável para 20
“A ideia é fazer parceria com a universidade para os estágios dos cursos das áreas de saúde serem feitos no complexo, que terá como foco o atendimento de jovens de 0 a 16 anos”, ressalta João Carlos Bordin.