Bento fechou 88 postos de trabalho em junho

2015-04-10_190211

Número representa um decréscimo de 0,22% sobre o total de empregos formais

 

Bento Gonçalves está entre as cidades da Serra que mais tiveram postos de trabalho fechados em junho. Segundo o observatório do trabalho, desenvolvido pelo Núcleo de Inovação e Desenvolvimento (NID) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Bento teve 88 postos de trabalho fechados no último mês, representando um decréscimo de 0,22% sobre o total de empregos formais.
A Carta Mensal do Mercado de Trabalho Formal de junho de 2018 para a região de abrangência da UCS, divulgada na terça-feira (24), aponta que deste número, os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da indústria de transformação, com 65 vagas encerradas, da construção civil, com 23 e do comércio com 6 vínculos fechados. Nesse mesmo período, setores como o de serviços e o de serviços industriais de utilidade pública foram os que mais abriram postos de trabalho, com 6 e 5 novos vínculos, respectivamente.
Já no Rio Grande do Sul, 6.521 postos de trabalho foram fechados, um decréscimo de 0,26% sobre o total de empregos formais. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o do comércio, com 2.132 vagas encerradas, mostrando que a cidade representa quase 12% destas vagas, e o da agropecuária, com 1.857 desligamentos, indo de encontro com a situação do município, que apresentou um saldo positivo neste setor.
No Brasil, 661 postos de trabalho foram fechados no mês de junho apresentando uma queda nos mesmos setores que o Rio Grande do Sul, comércio e agropecuária. Nesse período, os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o de serviços e o de serviços industriais de utilidade pública, com 429 e 61 novos vínculos criados, respectivamente. Aproximadamente 9,6% destas vagas foram abertas em Bento Gonçalves.

O comparativo com Caxias
Enquanto Bento teve um decréscimo em junho, Caxias do Sul terminou o mês com 322 postos de trabalho abertos, representando um acréscimo de 0,21% sobre o total de empregos formais. Nesse mesmo período, os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o da Indústria de Transformação e o de Serviços Industriais de Utilidade Pública, com 603 e 8 vagas criadas, respectivamente. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o do Comércio, com 130 vagas encerradas, seguido pela Construção Civil, com 85 vínculos a menos.
No ano, foram abertos 5.161 postos de trabalho na cidade, um acréscimo de 3,48%. Nos últimos 12 meses, foram abertos 3.577 postos de trabalho em Caxias do Sul, um acréscimo de 2,38%. Neste mesmo período, o setor que mais gerou novos postos foi o da Indústria de Transformação, com 3.541 novos vínculos. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o da Construção Civil, com 439 vagas encerradas, seguido pelo Comércio, com 96 vínculos fechados. O setor que obteve maior crescimento relativo no período foi o da Indústria de Transformação, com um acréscimo de 5,68%.

Postos fechados em Farroupilha
Farroupilha teve 93 postos de trabalho fechados em junho, ultrapassando Bento e representando um decréscimo de 0,38% sobre o total de vínculos. Os setores que mais fecharam postos de trabalho foram o do Comércio, com 71 desligamentos, seguido pela Indústria de Transformação, com 44 vínculos encerrados. Nesse período, os únicos setores que abriram postos de trabalho foram o da Construção Civil e o da Agropecuária, com 20 e 6 novas vagas, respectivamente.