Bento em dança tem inscrições abertas para o concurso seletivo

2015-04-10_190211
O Bento em Dança acontece de 6 a 13 de outubro

Candidatos têm até o próximo dia 10 para enviar o material

A 26ª edição do Bento em Dança começa a ganhar forma em Bento Gonçalves. As coreografias podem ser inscritas em duas categorias: Concurso Aberto e Concurso Seletivo, este com inscrições que seguem até o dia 10 de julho. As inscrições para o Concurso Aberto iniciam no dia 20 de julho. O regulamento completo está disponível no site www.bentoemdanca.com.br. O Bento em Dança acontece de 6 a 13 de outubro.
As coreografias selecionadas para o Concurso Seletivo serão divulgadas até o dia 20 de julho no site e fanpage do evento. Cada selecionado terá o prazo de 15 dias para confirmar sua inscrição no festival. Este modelo de participação foi lançado no ano passado e segue nesta edição com o propósito de valorizar as melhores produções.
Tanto no Concurso Aberto quanto no Seletivo, cada grupo ou escola pode inscrever até 25 coreografias. Em ambas as categorias serão aceitas coreografias nos gêneros Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre, Técnicas Contemporâneas de Dança, Danças Urbanas (hip hop, free style, popping, locking, break e outros), Danças Populares (Danças de Salão, Tango, Samba, Bolero, Forró, Flamenco, Danças Étnicas, Danças Folclóricas e sapateio folclórico. Inclui também Danças à Caráter que não pertençam aos Ballets de Repertório do Ballet Clássico), Sapateado, Jazz e Estilo Livre. Nas duas categorias, serão contemplados solo, duo, trio e grupo de quatro pessoas ou mais.

O festival
Considerado um dos principais festivais de dança do país no gênero, o Bento em Dança quase deixou de ser realizado. No ano passado, driblando dificuldades pela falta de incentivo, a presidente Erci Grapiglia, chegou a anunciar o fim do festival. Entretanto, diante do movimento #ficaBentoemDança, liderado pelos próprios bailarinos, coreógrafos e professores, e da confirmação do patrocínio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), o festival segue cumprindo seu papel. “O espetáculo vai continuar graças ao apoio decisivo do CIC, que garantirá a cobertura de investimentos imprescindíveis para a realização do festival. O mundo da arte da dança só tem a agradecer”, destaca Erci.
Em 25 edições, o evento já reuniu, sempre no mês de outubro, mais de 150 mil bailarinos de mais de 20 países, contribuindo para a promoção da dança como expressão artística, além de estimular a integração de povos e culturas.Somente em 2017, foram 627 coreografias, 18 oficinas e aproximadamente 6 mil bailarinos. Foram cerca de 50 horas de apresentações em oito noites de espetáculos, todas abertas ao público com ingresso a preço popular. O ballet, nos gêneros Clássico de Repertório e Neoclássico e Clássico Livre somou o maior número de inscrições com cerca de 300 coreografias. Jazz, Estilo Livre, Técnicas Contemporâneas de Dança, Danças Populares, Danças Urbanas e Sapateado completaram a relação de gêneros da dança.

Premiação
Cada grupo ou escola premiada receberá troféu ou medalha e cada integrante da coreografia ganhará um certificado de participação. O Bento em Dança também concederá Prêmios Especiais do Júri, escolhidos por fase, sendo eles: Bailarina/Bailarino Revelação ou Destaque, Melhor Coreógrafo, Coreógrafo Revelação, Criatividade, Figurino, entre outros.
Para os vencedores no Concurso Seletivo haverá premiação em dinheiro, escolhidos entre as cinco médias mais altas para Melhor Bailarino, Melhor Bailarina, Melhor Coreografia e Melhor Grupo, com distinções na Fase A e na Fase B.

O festival
26º Bento em Dança – 6 a 13 de outubro de 2018
Local: Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves
Regulamento: www.bentoemdanca.com.br
Fase A – 6 a 9 de outubro – Clássico e Contemporâneo
Fase B – 9 a 12 de outubro – Danças Urbanas, Populares (folclore, à caráter, étnicas e dança de salão), Sapateado e Jazz
13 de outubro – Gala de Encerramento com apresentação dos premiados de 2018

Inscrições para concurso
Concurso seletivo – Inscrições: 1º de junho a 10 de julho
Concurso aberto – Inscrições: de 20 de julho a 10 de setembro