Bento em Dança 2018 concederá bolsas de estudos para os destaques do festival

2015-04-10_190211

No próximo sábado, dia 6, começa a 26ª edição do Bento em Dança, um dos principais festivais de dança do Brasil. Mais de 150 mil bailarinos de 20 países já passaram pelo festival. Muitos deles evoluíram nos palcos e nas oficinas do evento, ganhando o reconhecimento do Brasil e conquistando mundo afora.
Este ano, o Bento em Dança, em parceria com escolas e festivais, estará concedendo bolsas de estudo para o Festival Passo de Arte, que será realizado de 6 a 15 de julho de 2019 em Indaiatuba (SP), além da isenção da taxa de inscrição, classificação direta para a final internacional do Festival e bolsas integrais e parciais para o Move, curso internacional de verão 2019. Na Itália, serão conferidas bolsas de estudo para os cursos de verão da Opus Ballet, em Florença, e para o Ateneo Della Danza. Em Portugal, a concessão será para isenção da inscrição para o Festival Dançarte, em Algarve. Já nos Estados Unidos, a bolsa será para o curso intensivo de férias em julho do próximo ano na Northwest Dance, em Seattle.
“Todos os anos, premiamos bailarinos com bolsas de estudo. Este é um dos nossos compromissos que seguimos a risca desde o início, talvez um dos mais importantes. Nessa caminhada, vimos estudantes se tornarem grandes bailarinos e coreógrafos. Começaram aqui, nas oficinas, foram para o palco e hoje trazem alunos e viajam o mundo sempre embalados pela dança”, destaca a presidente do Bento em Dança, Erci Grapiglia.
Dandara Veiga, descoberta pela Escola Ballerina, de Alegrete, é um exemplo. Começou a participar do Bento em Dança com 12 anos de idade, fazendo aulas e mostrando sua performance no palco. Indicada pelo Bento em Dança, através da italiana Claudia Zaccari, como Melhor Bailarina para a Opus Ballet, na Itália, Dandara cruzou o Oceano Atlântico e a partir daí começou a trilhar sua caminhada internacional. Do país da bota foi para Montana, nos Estados Unidos, e de lá para Portugal, onde permaneceu por um ano na Escola de Ballet Annarella Sanchez. Como bolsista, permaneceu por mais um ano na Alvin Ailey American Dance Theater, em Nova York, onde permaneceu e hoje faz parte de uma das principais companhias, o Ballet Hispánico.
Jacqueline Zaccarias, diretora da Escola Ballerina, descobriu Dandara em um de seus projetos sociais. “Ver a Dandara conquistar os palcos do mundo nos orgulha e nos motiva a seguir adiante com nosso trabalho”, salienta. O festival acontece de 6 a 13 de outubro.

As bolsas
O Bento em Dança indicará, através das maiores médias, talentos nas diferentes categorias, entre 9 a 25 anos. Os mesmos estarão isentos de taxa de inscrição no 26º Passo de Arte. Também será indicado um grupo com a maior média, independente de categoria. Durante a competição, esses bailarinos irão concorrer a vagas para os concursos European Grand Prix – Vienna e o Grand Prix da Cidade de Porto, em Portugal, ambos em 2019. Os bolsistas também concorrerão a prêmios em dinheiro do 26º Passo de Arte e indicação para bolsas de estudos. Diretores dos concursos europeus estarão presentes em todo o período do 26º Passo de Arte, que através do Bento em Dança, estará oferecendo outras três bolsas 100% para estudantes no International Summer Course 2019 e três bolsas para reciclagem de professores 100%, para o mesmo curso e período.
Outra oportunidade será na Itália com bolsas integrais ou parciais para o curso de verão da Opus Ballet. Estes talentos serão indicados pelo Bento em Dança, por meio da Cláudia Zaccari, que também terá a missão de indicar bailarinos para o Dançarte, em Portugal. Por fim, uma bolsa será conferida para o curso intensivo de férias em Northwest Dance, nos Estados Unidos.
Em 25 edições, o evento já reuniu, sempre no mês de outubro, mais de 150 mil bailarinos de mais de 20 países, contribuindo para a promoção da dança como expressão artística, além de estimular a integração de povos e culturas. Somente em 2017, foram 627 coreografias, 18 oficinas e aproximadamente 6 mil bailarinos. Foram cerca de 50 horas de apresentações em oito noites de espetáculos, todas abertas ao público com ingresso a preço popular. O ballet, nos gêneros Clássico de Repertório e Neoclássico e Clássico Livre somou o maior número de inscrições com cerca de 300 coreografias. Jazz, Estilo Livre, Técnicas Contemporâneas de Dança, Danças Populares, Danças Urbanas e Sapateado completaram a relação de gêneros da dança.