Bento é piloto em programa de integração de segurança pública

2015-04-10_190211

A Brigada Militar demora atualmente cerca de 4 a 6 horas para atender uma ocorrência policial. Nas próximas semanas, o tempo deverá ser reduzido para, no máximo, uma hora, segundo o Soldado Adelino de Oliveira, do 3° Batalhão de Patrulhamento em Áreas Turísticas (3°Bpat). Junto com outros dois colegas- o soldado Mauricio Trindade e o tenente Leandro Ávila- ele esteve em Brasília em abril para fazer a capacitação do Sinesp Cad (Central de Atendimento e Despacho), um programa que será implantado de forma pioneira em Bento Gonçalves a partir desta terça-feira (08). O município é, inclusive, o primeiro do sul do país a contar com o software.
Entre os benefícios, o Sinesp também integra as diferentes Forças de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, PRF.). Com isso, as ocorrências serão tratadas em todo o ciclo de vida (denúncia e investigação, por exemplo). O tenente Ávila acrescenta que o software é semelhante ao 911 utilizado nos Estados Unidos e servirá de apoio ao processo de atendimento de serviços públicos emergências tri dígitos (156, 190, 193, 191, 192). “Atualmente usamos uma planilha de Excel para fazer o despacho de envio de chamadas. Com o Sinesp, toda a chamada para o 190 sempre será encaminhada e haverá uma solução para aquele atendimento. Este mesmo atendimento poderá ser despachado para outros órgãos atuantes no município”, pontua.
“Vamos supor que eu tenha uma ocorrência de um incêndio com morte, hoje eu recebo o chamado e preciso ligar para os outros órgãos e comunicar. A partir do Sinesp, vou preencher um formulário com os órgãos que serão envolvidos e eles serão avisados automaticamente. Temos ainda problemas que em algumas localidades, alguém aciona o 190 e acaba caindo na Brigada de Farroupilha, e agora não precisaremos mais reencaminhar”, acrescenta o soldado Oliveira.
“Até mesmo a fiscalização de trânsito ficará mais fácil. Hoje, um criminoso clona um veículo com placa de outros estados porque sabe que não temos controle fora do Rio Grande do Sul. Agora Bento Gonçalves participará dessa integração a nível nacional”, admite o soldado.

Curso em Brasília e investimento federal
O Sinesp será implantado com recursos federais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), através do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP). Porém, o trabalho da Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública foi fundamental para Bento Gonçalves ter sido escolhida.

“O Ministério da Justiça enxergou o alto investimento no município feito pelo Consepro e pela comunidade”, diz o tenente. O Sinesp será implantado no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), inaugurado no ano passado pela entidade. “Estamos muito otimistas com o sistema e queremos tornar Bento cada vez mais segura”, estima o presidente do Consepro, Laércio Pompermayer, que conheceu ainda na segunda-feira (07) o programa.
O Sinesp está presente em nove estados brasileiros (AC, RJ, AP, RN, PE, MA, GO, PB e MG) e o tenente conta que nessas unidades o resultado tem sido positivo. “Ainda serão implantadas melhorias no sistema, como operação off-line e agente de campo com um tablete, podendo, da rua, acompanhar e inserir ocorrências”, prevê.

Próximos passos
O sistema iniciou a implantação em Bento na tarde de segunda-feira (07) e será inaugurado na terça-feira (08), com a presença de autoridades, entre elas um representante do SENASP. Os agentes que vão operar o Sinesp terão curso de capacitação entre os dias 9 e 11, e a partir do dia 12 o programa já entrará em funcionamento no município.

Tenente Ávila e soldado Oliveira apresenta o Sinesp para o presidente do Consepro, Laércio Pompermayer

 

Sinesp será implantado no Centro Integrado de Operações

 

Soldado Oliveira analisa os 29 pontos vijiiados pelas câmeras do Ciosp

 

Brigada Militar de Bento Gonçalves é pioneira a receber o programa no sul do país e terá seu trabalho otimizado