Bento desliga sinal analógico no próximo dia 31

2015-04-10_190211
Out of focus TV LCD set and remote control in man's hand isolated over a white background.

Iniciado em 2016, o desligamento do sinal analógico deve ocorrer em mais de 1,3 mil cidades do Brasil até dezembro de 2018. Em Bento Gonçalves, a data para o desligamento, definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, será no próximo dia 31. A partir disso, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que oferece maior qualidade de som e imagem.
Devido a isso, por meio de uma parceira com a Seja Digital, entidade responsável por esse processo de transição em todo o país, o Município vem desenvolvendo um trabalho de divulgação e prestação de orientações à população para que todos tenham acesso à mudança.
Além disso, o programa de transição, com o objetivo de assegurar que as famílias de baixa renda não sejam excluídas do acesso ao meio de comunicação televisivo e preparem suas residências para receber o sinal digital, está realizando a distribuição de kits de conversor e/ou antena UHF e um controle remoto de forma gratuita.
Para ter direito a este kit, o critério é estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos ou renda mensal por pessoa de até 1/2 salário mínimo podem realizar o cadastro. Na Capital do Vinho, a estimativa é distribuir cerca de 7 mil kits.
Para realizar a solicitação do kit, o Responsável Familiar deve ter em mãos o número do NIS, que é emitido pelo Cadastro Único, bem como CPF e RG. Os pedidos podem ser feitos por meio dos seguintes canais: http://www.sejadigital.com.br ou telefone 147 (aceita ligação de celular). Uma vez realizada a solicitação, a família recebe instruções para realizar a retirada nas agências dos Correios.
Os Serviços da Assistência Social, como Cadastro Único e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão sendo grandes facilitadores, ofertando espaço e estrutura física (computadores, internet e telefone), para assegurar que as famílias possam fazer uso deste direito.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Habitação e Assistência Social, junto ao Setor de Cadastro Único, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30, na Av. Osvaldo Aranha, 1479, 2º andar, ou pelo telefone 3055-7347.

Como saber se é necessário um conversor?
Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal.
Para saber se a sua televisão já possui conversor embutido, basta verificar o manual. A TV com conversor embutido só precisará estar conectada a uma antena UHF para encontrar os canais transmitidos pelo sinal digital