Bento aguardará orientações do governo estadual para vacinar adolescentes

2015-04-10_190211

Nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde recomenda a suspenção da vacinação

O município de Bento Gonçalves aguarda posicionamento oficial do Estado para iniciar a vacinação de adolescentes. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o início da aplicação da primeira dose nesse público estava previsto para a próxima terça-feira (21), mas foi suspenso devido à nova nota técnica do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação da imunização em adolescentes, o fato de que os benefícios da vacinação nesse público sem comorbidade ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades.
A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada. Em vídeo publicado em junho, a organização disse apenas que, neste momento, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos não é prioritária.
O ministério também argumentou que a decisão foi tomada devido ao fato de a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela covid-19 apresentarem evolução benigna da doença.
Municípios de diversos estados do país já haviam iniciado, ou ao menos anunciado, o calendário de vacinação de adolescentes contra a COVID-19, a partir da autorização por parte do Ministério da Saúde. Entretanto, uma nova nota técnica publicada na quarta (15), pelo Ministério, mudou algumas programações. A partir desse documento, o governo federal passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
Em outros municípios da região, como Garibaldi, a vacinação dos adolescentes segue mantida. Neste sábado (18), serão imunizados os jovens de 17 anos. A imunização será por ordem de chegada na sala de vacinas do Ginásio Municipal de Esportes, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h. Para receber a vacina é necessário apresentar documento (RG e CPF) e carteira de vacinação.