Benefícios e técnicas da massagem facial

2015-04-10_190211
Os principais benefícios para a pele são: a desintoxicação, o estímulo da região e o relaxamento dos músculos, além de diminuir o inchaço e dar uma suavizada nas linhas de expressão

Como é bom cuidar da pele sem ter que usar diversos produtos ou tratamentos invasivos, não é mesmo? Uma das melhores vantagens disso tudo é que as massagens faciais não exigem o uso de cremes mirabolantes, caríssimos ou receitas caseiras!
Com a massagem facial conseguimos eliminar o inchaço do rosto, deixar a pele com a aparência renovada e relaxar os músculos do sem precisar gastar fortunas com tratamentos estéticos.
Os métodos de massagem facial ganham cada vez mais espaço no mundo da beleza e prometem ótimos resultados de maneira natural.
Mesmo com o sucesso recente em países ocidentais, massagear a face é um passo conhecido da rotina de beleza em culturas asiáticas há vários anos. Não à toa, algumas dessas técnicas estão entre as mais praticadas atualmente. Além dos toques com as mãos, também está em alta o uso de ferramentas, como rolos e cristais, para aplicar os movimentos e potencializá-los.
Os principais benefícios para a pele são: a desintoxicação, o estímulo da região e o relaxamento dos músculos, além de diminuir o inchaço e dar uma suavizada nas linhas de expressão. A massagem garante uma derme mais saudável, pois a pele é o maior órgão do corpo humano e a que fica exposta. Ela recebe o estresse, a poluição, o cansaço e outros fatores que deixam a pele sobrecarregada e com aparência flácida.
A massagem pode aparecer em diferentes momentos da sua rotina de beleza, ou seja, pode ser feita pela manhã ou à noite, e a ideia principal é que seja feita algumas vezes na semana.
Usar os dedos para a massagem é uma das melhores ferramentas que você pode ter! Rolos e cristais são comuns, mas nem sempre auxiliam a pele, cada um tem um método de uso. Usar os dedos permite que você acalme a pele e melhore a circulação. Algumas pessoas usam pedras, que tem função enérgica e também razem benefícios. Para a região dos olhos, devemos massagear levemente as pálpebras com um rolinho, indo de dentro para fora e em direção às têmporas, isso ajuda a diminuir o inchaço típico do local.
Tipos de massagem:

Relaxante
Estimula a pele com suaves movimentos, eliminando toxinas que estão presentes nela. Inicialmente coloque algumas gostas de óleo facial nas mãos, esfregue uma na outra para aquecer o produto. Em seguida, toque o rosto espalhando o cosmético pela face e comece a pressionar alguns pontos na maçã do rosto, bochecha, queixo e nariz. Na testa, deslize os dedos em movimentos de baixo para cima até o início do couro cabeludo. Deslize também por toda a face, sempre pressionando de fora para dentro. Não esqueça de massagear o pescoço e a nunca também. Ao finalizar, lave bem o rosto com um sabonete indicado para o seu tipo de pele para retirar o excesso de produto.

Drenagem
Usada para diminuir o inchaço e o acúmulo de líquidos na face, os movimentos precisam ser feitos com uma leve pressão em pontos específicos do rosto e pescoço, onde os gânglios linfáticos ficam localizados. Assim, a excreção será estimulada e ajudará na desintoxicação facial. Higienize a face e aplique um creme ou óleo facial. Depois, vá tocando as saboneteiras e, em seguida, aperte suavemente a lateral do pescoço. Deslize os dedos a partir do centro do queixo em direção às orelhas e pressione também toda a lateral do rosto até a testa. Faça o mesmo movimento de dentro para a fora e de pressão e descompressão nas pálpebras superiores e inferiores. Para finalizar, pressione a parte de trás dos lóbulos da orelha por alguns instantes. Em média, cada movimento deve demorar cerca de dois minutos.

Gua Sha
Essa é famosa por usar uma placa de cristal como instrumento de massagem, a técnica é inspirada na tradicional medicina chinesa e ajuda a relaxar os músculos faciais e na drenagem linfática. Para colocá-la em prática, é necessário aplicar um produto hidratante para facilitar o deslizamento da pedra e fazer movimentos de dentro para fora e de baixo para cima pelo rosto e seu contorno. Enquanto massageia, foque um pouco mais de pressão nas extremidades da face, pois é onde acumulamos grande parte da tensão.

Kobido
Originada no Japão e conhecida por fazer parte da rotina de beleza da família imperial, essa técnica aplica uma massagem vigorosa pela face com o intuito de combater a flacidez facial e fazer um lifting natural no rosto.
Com movimentos mais rápidos do que o método relaxante, a Kobido usa os dedos em ações repetidas pelo contorno do rosto, linhas de expressão e trabalhando os músculos, sempre seguindo o sentido de baixo para cima e de dentro para fora. Na hora de aplicá-la, o pescoço, bochechas, têmporas, testa, buço e queixo devem ser ativados.