Bebês e crianças podem comer ovo?

2015-04-10_190211

A partir de qual idade é recomendável introduzir na alimentação um alimento de origem animal? É uma dúvida relevante considerando que tais alimentos podem ser considerados calóricos e provocar reações no organismo, como alergias ou má digestão.  No entanto, o ovo é considerado um alimento que proporciona benefícios a saúde se consumido adequadamente. É de fácil preparação e não exige muitos temperos, principalmente o cozido. Vamos começar pelos mais jovens, os bebezinhos mesmo, os que ainda estão mamando no seio. O que diz, por exemplo, a Sociedade Brasileira de Pediatria?  Caso não saiba existe uma série de recomendações, cartilha a respeito do tipo de alimentação a se dá aos recém-nascidos e quando iniciar a oferecer alimentos mais complexos.

Quando o assunto é ovo qual a orientação para as crianças de berço?
O ovo é visto como alimento potencialmente alergênico, o que significa dizer que é um alimento de origem natural que pode provocar uma reação de hipersensibilidade. E talvez por isso já pense que não é recomendado pelos médicos. Mas não é bem assim.

A partir dos seis meses
Estudos indicam que bebês e crianças podem comer ovo respeitando o tempo mínimo de seis meses. Contudo, há estudos que apontam que o consumo de ovo após 1 ano de idade aumenta o risco das crianças desenvolverem alergia.  Por isso, o período considerado ideal para introduzir o alimento no cardápio é a partir do 6º mês de nascimento.
Mas um detalhe muito importante: o ovo deve ser bem cozido, pois do contrário aumenta o risco de se contrair uma infecção, salmonela, por exemplo.

Ovo e a nutrição
Agora que foi informado que bebês e crianças podem comer ovo a partir do 6º mês de nascimento, temos a questão nutricional.
Qual a quantidade máxima que pode ser consumida de ovo durante a semana ou dia? Qual a qualidade do ovo em termos nutricionais?
Bom, o ovo tem uma excelente fonte de proteínas, tem vitaminas A D, E e K, além de magnésio, selênio, zinco, manganês e cálcio.
Também tem forte concentração de vitaminas do complexo B, principalmente na gema, o que contribui para a saúde do cérebro com a formação de novos neurônios.
Cem (100) gramas de ovo de galinha equivalem a 155 calorias.
Ou seja, não é tão calórico e vimos que é bem nutritivo. No entanto, não podemos esquecer do colesterol.
Cem gramas contém até 410 mg de colesterol, número que pode provocar estragos a saúde se consumido em excesso.
Diante dessas informações, fica a pergunta: bebês e crianças podem comer ovo todo dia? Quantos?
Na verdade, essa recomendação que vem a seguir vale não só para crianças, mas para adultos, pessoas de todas as idades.
O que os especialistas, médicos, cardiologistas, nutricionistas etc, apontam é o seguinte: pode-se comer ovo todos os dias, sete por semana sem gerar prejuízo a saúde, especialmente doenças no coração.
Mas é requisito básico que a pessoa que consome, não importa se criança ou adulto, esteja saudável.

7 motivos para o consumo de ovos na infância

Benefícios do consumo de ovos para as crianças
O consumo de ovos seja por adultos ou crianças é sempre envolto de muitas polêmicas e opiniões diversas, mas estudos recentes mostram claramente a importância do consumo de ovos na infância, além de ser um produto barato e de fácil preparo, uma vez que pode ser utilizado em tortas, omeletes, etc.O ovo somente é desaconselhado para crianças que têm alergia.

As proteínas do ovo contêm todos os aminoácidos que o corpo precisa para crescer, se manter saudável e reparar tecidos desgastados. As proteínas dos ovos são de melhor qualidade, ficando atrás apenas do leite materno.

As gorduras saudáveis são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo: servem como reserva de energia e forma parte da membrana das células do nosso organismo. O ovo contém principalmente monoinsaturados, que também podem ser encontrados no azeite de oliva, que são benéficos para a saúde cardiovascular.

O ovo também contém todos os minerais necessários para o corpo, como fósforo, zinco e selênio. A principal função do fósforo é a formação dos ossos e dentes. Ele também é importante na utilização de carboidratos e gorduras e na síntese da proteína do crescimento, e na conservação e reparação das células e tecidos. Já o zinco é importante para o sistema imunológico e para o crescimento, e o selênio é um antioxidante potente.

O ovo contém quase todas as vitaminas (menos a C) e entre elas se destaca o Complexo B, importante para o bom funcionamento do sistema nervoso. Ele também é rico em vitaminas lipossolúveis, como A, D, E, e K. A vitamina D é importante para a absorção e metabolismo do cálcio, e o ovo é um dos poucos alimentos que a contém naturalmente.

O componente de lecitina também é muito importante para o desenvolvimento normal do cérebro e do sistema nervoso, especialmente durante a gestação e nos primeiros anos da infância. Nos adultos também é importante para transporte e metabolização das gorduras e para o funcionamento dos rins. Um ovo contribui para a dieta com 55% das necessidades do componente de Lecitina de um adulto e de 100% de uma criança (1-3 anos).

A luteína e a zeaxantina são carotenóides que dão a cor amarelo-laranja para a gema de ovo. Eles são importantes para a saúde devido à sua capacidade antioxidante e ajudam a prevenir a degeneração macular e catarata. Também têm capacidade antimutagênica e anticancerígena.

O ovo não aumenta o colesterol e não é prejudicial para a saúde cardiovascular. Estudos científicos têm mostrado que o colesterol da dieta não tem efeito significativo sobre os níveis de colesterol no sangue.