Battle In The Cypher deve reunir 10 mil pessoas

2015-04-10_190211
Evento reúne artistas brasileiros, de paísees da américa do sul e vários países europeus em uma semana de atividades culturais

Evento com ampla atração cultural acontece de 10 a 16 de abril

Um dos encontros mais importantes, articulados e atentos à cena contemporânea da cultura hip hop no Brasil, o Battle In The Cypher chega à sua 8ª edição de 10 a 16 de abril, em Bento Gonçalves. Dançarinos, grafiteiros, rappers, DJs, skatistas e amantes da cultura urbana e do hip hop do Brasil, de grande parte da América do Sul e até de países europeus estarão na Serra.
A programação inclui exposições, mostra de dança, cinema, graffiti, batalhas de dança, competição de skate, debate e oficinas em escolas, dentre outras atividades. Antes da semana intensa de atividades, o BITC teve pré-edições qualificatórias no Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Uruguai e Paraguai. Os vencedores destas batalhas estarão em Bento Gonçalves para competir, reforçando a projeção e o caráter representativo desta grande festa.
Nesta edição, a estimativa é reunir mais de 10 mil pessoas, reafirmando a importância desse encontro cultural tanto para a comunidade local, quanto para a cena urbana nacional e sul-americana.
Dentre grande grupo de visitantes entre artistas e especialistas da cultura hip hop, esta edição receberá o grupo Brasil Style B. Girls, BSB Girls. Composto só por minas, a formação brasiliense é um dos principais grupos femininos da América do Sul na modalidade de dança breaking. Formado em 2003, aposta e afirma que a dança de rua não tem sexo, classe social, cor ou idade. Nesse pique, projetou-se nacional e internacionalmente e encontros e competições do gênero. Elas virão para curtir a festa do hip hop em Bento, competir, e também expor materiais que contam a história das b.girls no país.
A lista de outras referências das danças de rua que estarão no Battle 2017 são Rodrigo Elemento X, de Belo Horizonte, Mixa Funk Fockers, de Ribeirão Preto, e o carioca Reis Atari Funk, que atualmente reside em Porto Alegre. O trio será jurado de breaking e também comandará workshops.
Mixa, que atua na cena hip hop brasileira há 12 anos, é um dos fundadores do Funk Fockers Crew, que tem atuação destacada no breaking brasileiro no Brasil e no Exterior, também desenvolvendo projetos coreográficos para companhias de danças brasileiras, criações em videodança e arte digital.
Outro destaque entre os workshops será a presença do b.boy Poeto TBB, de Genebra, que fará uma palestra sobre a dança rocking. Integrante das crews TBB e Master Mind, ele é expert no estilo Brooklyn Rock de rocking, gênero que apareceu pela primeira vez no fim dos anos 1960 entre os gangueiros norte-americanos e evoluiu para conquistar porto-riquenhos em “enfrentamentos” corporais sem toque, nos “breaks” das músicas, em movimentos do quadril em quatro tempos.
O grafiteiro Icone K cria nas ruas desde 1999 e é um estudioso desta estética. Tem um estilo que se caracteriza pela composição de cores vivas e formas retas, com influências dos clássicos Pieces e WildStyles da cena nova-iorquina, mas absolutamente enturmado com a arte urbana paulista.
Trazendo mais informação ao público, o escritor Fábio Aparecido da Motta, o Kaseone, autor dos dois volumes de Hip Hop Cultura de Rua, fará uma palestra durante o BITC. Entre imagens e relatos, as publicações apresentam histórias de gangues paulistanas de o início da cultura hip hop em São Paulo.
A lista de DJs também é animadora:O campeão mundial no DMC Championchips em Londres Erick Jay, de São Paulo, Zion, de Porto Alegre, Saturn, do Paraguai, e o residente Bugs darão conta da trilha sonora dos encontros, batalhas e festas desta edição do BITC que, cada vez mais, avança na diversidade para afirmar a importância e a emergência da cultura hip hop na Serra gaúcha.
Segundo o dançarino e um dos organizadores do Battle In The Cypher, a prefeitura não auxiliou financeiramente o evento. “O governo municipal está cedendo o espaço para a realização das atividades e se comprometeram em ajudar na parte gráfica (impressão de cartazes e flyers), mas ainda não aconteceu”, afirma.

Programação

Abertura + Expo Falantes
Abertura oficial, com presença de autoridades e público geral, com a tradicional Expo Falantes, dos Boombox da Nest Panos, e a exposição fotográfica da Coolture Trip, num ambiente decorado com cenário urbano e ambientado ao som do deejay Bugz.
Data: 10 de abril
Horário 19 Horas
Local Fundação Casa das Artes

BITC Itinerante
Visita a escolas da rede pública, com pequenos workshops e apresentações de breaking e graffiti.
Data: 10 a 13 de Abril
Horário: 9 às 11 Horas
Local: Escolas da Rede pública municipal e estadual

Cine Battle
Exibição do documentário Rubble Kings, de Shan Nicholson, que fala sobre as gangs de NYC na década de 1960, como elas entraram em paz, e o que modificou com essa trégua. Após exibição, debate.
Data: 11 de Abril
Horário: 19 Horas
Local: Fundação Casa Das Artes

Expo Jackart
Lançamento da coleção Neighborhood por Amanda Medeiros e Wagner Wagz
Exposição de jaquetas customizadas pelo artista Wagner Wagz, e confeccionadas por Amanda Medeiros com estampa e corte sobre a temática as diversas regiões de NYC e artistas influentes de cada local. A Abertura contará com a explanação de cada obra, pelos autores, explicando as peculiaridades de cada uma, também rolando o vídeo Rise of JackArt que mostra o processo desse collab..
Data: 12 de Abril
Local: Fundação Casa Das Artes
Horário: 19 Horas

Mostra Aberta
Mostra em palco aberto de danças urbanas, pocket shows de música rap, batalhas, shows de breaking, cyphers e flash mobs de passinhos de soul funk.
Data: 13 de abril
Local: Via del Vino
Horário 17 Horas

Bate Papo Literário
Explanação e bate papo sobre os livros Hip Hop Cultura de Rua 1 e 2, com o autor Kaseone.
Data: 13 de abril
Local: Livraria Don Quixote
Horário: 14 horas e 30 min

Workshop Palestra
Workshops e palestra com artistas renomados da dança, turntablism e graffiti. Serão seis aulas de 1h30min cada, divididas em 2 dias.
Data: 14 e 15 de Abril
Local: Fundação Casa Das Artes
Horário: 14 Horas

Hasta La Cypher Hip Hop Party
Tradicional festa do evento, que contará com Seven To Smoke de Top Rock, batalha show de MCs, e muita cypher ao som dos deejays Erick Jay, Bugz e Zion
Data: 14 de Abril
Local: Deejay Music Bar
Horário: 23 Horas

Happy Hour Dance
Atividade em local aberto, com workshops gratuitos, live paint de graffiti, competição de danças e batalha de Deejay.
Data: 15 de Abril
Local: Rua Coberta
Horário: 9h workshops, 19h happy hour

Battle In The Cypher
Grande final do evento, com três ambientes diferentes e batalhas de breaking, rap dance, MCs e campeonato de skate modalidade best trick no Mad Max, carro da Nest Panos customizado, como um obstáculo para manobras.
Data: 16 de Abril
Local: Escola Bento (entrada pelo ginásio)
Horário: 14 Horas
Entrada R$10,00

Battle In The Cypher Graffiti
Festival paralelo ao Battle In The Cypher, com artistas renomados que irão graffitar diversos muros na cidade,
Data 13 a 15 de Abril
(locais e horários indefinidos)