Barbies negras são lançadas para visibilizar a diversidade

2015-04-10_190211

A inspiração veio do design da primeira Barbie negra que foi lançada em 1980 

A inspiração veio do design da primeira Barbie negra que foi lançada em 1980 

A  empresa Mattel lançou uma nova coleção de Barbies com diferentes tons de pele, tipos de cabelo e corpos em colaboração com a estilista afro-americana Shiona Turini, com o objetivo de promover a inclusão e para que todas as meninas se sintam representadas.

A designer ficou muito animada quando a empresa a contatou para desenvolver o projeto. Em um post em sua conta do Instagram ela comentou sobre sua experiência no desenvolvimento de designs para cada uma das bonecas:

“Minha visão era projetar bonecas Barbie diversificadas e realistas, em estilos fortes com temas que tenho visto ao longo do meu trabalho, como o contraste de pele, desafiando a uniformidade tradicional.

Além disso, Shiona comentou que desenhar as bonecas afro foi um sonho que se tornou realidade para ela: “Cresci obcecada pela Barbie e, embora ela tenha sido um dos meus primeiros ícones de moda, lembro-me claramente de procurar nas prateleiras por bonecas que se parecessem comigo e voltar de mãos vazias ”.

Shiona também mencionou que grande parte de sua inspiração veio do design da primeira Barbie negra que foi lançada em 1980 que tinha um vestido vermelho brilhante e um cabelo estilo afro, que a Mattel lançou novamente no 40º aniversário da Barbie.

Esta nova coleção de bonecas foi aplaudida por milhões de pessoas, que destacaram as mudanças positivas que a Mattel fez nos últimos anos em prol da inclusão, além de reconhecer mulheres extraordinárias como a coleção lançada em 2018 para o Dia Internacional da Mulher com 17 bonecas de personalidades marcantes da história, como Amelia Earhart, Rosa Parks, Frida Kahlo, entre outras.

Shiona também mencionou que grande parte de sua inspiração veio do design da primeira Barbie negra que foi lançada em 1980 que tinha um vestido vermelho brilhante e um cabelo estilo afro, que a Mattel lançou novamente no 40º aniversário da Barbie.